As startups promovem mudanças importantes no mercado imobiliário, ao oferecer respostas inovadoras para questões do setor e obter grandes resultados. As soluções oferecidas podem envolver a diminuição dos custos operacionais e o aumento da produtividade.
Neste artigo, definiremos o que é uma startup e citaremos as principais diferenças em relação a empresas comuns. Trataremos ainda das possibilidades de atuação das startups no setor imobiliários e abordaremos cases de sucesso da área.
Além disso, também daremos dicas para iniciar uma startup. Confira!
O que é uma startup
As startups são empresas caracterizadas pelo modelo de negócios arrojado, repetível e escalável. Isso quer dizer que o modelo de negócio é capaz de gerar valor, para transformar o trabalho em lucro. Um bom exemplo é o Google, que utiliza uma cobrança para cada clique em anúncios que constam nos resultados de buscas.
Já ser repetível implica em entregar um mesmo produto de uma maneira ilimitada, sem adaptações direcionadas para cada cliente. Escalável, por sua vez, é a condição que faz as startups buscarem crescer cada vez mais, sem a necessidade de alterar o modelo de negócios.
O crescimento das startups é um fenômeno que tem sido observado no Brasil e no mundo nos últimos anos, com exemplos bem sucedidos e reconhecidos, como a Uber, o Spotify e o LinkedIn. As inovações lançadas inspiram ideias de negócios, principalmente na área de tecnologia.
Qual a diferença de uma startup para uma empresa comum
O caráter inovador das startups faz com que essas companhias sejam focadas em evoluir de maneira rápida para propor novas ideias a fim de solucionar problemas.
Com isso, esse tipo de empresa atua em ambientes de incerteza, diferentemente das convencionais, que buscam atuar em mercados já consolidados e com respostas conhecidas anteriormente.
Além disso, as startups também produzem soluções em grande escala e com a possibilidade de retorno rápido.
Conviver com riscos é outra condição que diferencia as startups das empresas tradicionais, que, por sua vez, atendem a demandas que já eram respondidas pelo mercado.
As startups estão revolucionando o mercado!
No segmento imobiliário, as construtechs são as startups relacionadas ao mercado da construção. Essas empresas surgem em busca de reduzir os custos operacionais, desenvolver a produtividade, além de diminuir a chance de acidentes causados por erros nos sistemas.
Por meio do uso de Inteligência Artificial, é possível, por exemplo, reparar falhas no projeto que podem levar a defeitos operacionais e prevenir a ocorrência de acidentes em que os sensores convencionais não podem se antecipar. As soluções tecnológicas ainda podem ser focadas em solucionar problemas dos clientes.
A oportunidade de inovação com as construtechs chama atenção no mercado. Segundo uma pesquisa feita pela plataforma PitchBook, empresas de capital de risco injetaram US$ 4,5 milhões nessa área em 2008. Já em 2017, o valor chegou a US$ 538 milhões. No ano seguinte, a quantia alcançou US$ 900 milhões.
Essa tendência deve se fortalecer nos próximos anos. Uma projeção feita pelo Construction Intelligence Center aponta que o setor de construção global deve crescer até 3,7% ao ano até 2022.
Startups no setor imobiliário: quais são as possibilidades de atuação?
As possibilidades para startups do setor imobiliário envolvem uma série de atividades, além daquelas relacionadas ao aluguel, compra e venda de imóvel. Também buscam soluções relativas a orçamentos, manutenção predial, reforma de interiores, segurança do trabalho e gestão de materiais. Veja a seguir os principais ramos de atuação:
Contechs
As contechs estão relacionadas à construção civil e à engenharia, com foco no ambiente da obra. Soluções ligadas a relatórios, compra de insumos e gestão de projetos são englobadas por esse tipo de startup.
Proptechs
Já as proptechs estão relacionadas à propriedade dos imóveis, a exemplo de locação, financiamento, compra e venda. Por isso, atuam para oferecer serviços ao morador e também de intermediação imobiliária.
Greentechs
As greentechs, por sua vez, estão mais focadas em oferecer soluções sustentáveis, para reduzir o impacto das construções no meio ambiente. As respostas podem envolver o destino do lixo e o consumo eficiente de energias alternativas, por exemplo.
Ebuyers
Por fim, as ebuyers estão direcionadas para a venda de imóveis. São empresas que compram, reformam e revendem as unidades. Com isso, ajudam os proprietários a conseguir um valor maior pelos imóveis.

Dicas para iniciar uma startup
Antes de colocar em prática a ideia de lançar uma startup, conheça as práticas que são recomendadas para obter mais sucesso!
Faça uma imersão
Inicialmente, é importante obter conhecimento sobre a área, conversar com pessoas e participar de eventos. Veja ainda quais são as suas competências, habilidades e afinidades, assim como da sua equipe, se houver.
Valide a sua ideia
A sua ideia precisará passar por uma etapa de avaliação de clientes em potencial. Esse é o momento de validar o seu entendimento e conseguir feedbacks da clientela. As análises devem contribuir bastante para seguir para as próximas fases do projeto.
Desenvolva testes
Também é recomendado realizar pesquisas prévias e pré-venda de versões mínimas viáveis do produto. Não é preciso ter o produto acabado, já que o objetivo dessa fase é encontrar um modelo por meio de testes.
Acelere o crescimento
Depois de achar um modelo que funciona, é indicado procurar capital para que o negócio cresça. Nesse momento, você pode elaborar uma estratégia para ida ao mercado (Go to Market), a exemplo de especificar um nicho ou uma região. É possível contar com apoio de incubadoras e aceleradoras, que contam com programas de capacitação para startups.
Exemplos de startups inovadoras no setor imobiliário
O mercado imobiliário conta com várias startups que usam da tecnologia e da inovação para apresentar novas soluções ao setor. Confira alguns exemplos!
Quinto Andar
Uma das construtechs mais conhecidas no país, a Quinto Andar foi a primeira empresa do ramo que se tornou um unicórnio, termo usado para se referir a startups que conquistam um valor de mercado de US$ 1 bilhão. A empresa é focada em tornar o processo de aluguéis menos burocrático.
HouseCanary
Com uso de Inteligência Artificial, a HouseCanary realiza análise prévia de preços para conhecer qual deve ser o valor de um imóvel no futuro. Fundada em 2014, a companhia tem funding (captação de recursos) de USD 64 milhões, além de 101 funcionários.
LendingHome
A startup LendingHome reduz o período de tempo que é necessário à aprovação de crédito para financiamento imobiliário digital. Para isso, foi desenvolvido um processo tecnológico mais transparente e intensivo, a fim de aperfeiçoar o rigor e diminuir o prazo para permissão.
Loft
Fundada em 2018, a Loft é a principal ebuyer nacional. Em menos de dois anos, já captou investimento de US$ 175 milhões dos fundos Vulcan Capital, Fifth Wall Ventures, Andreessen Horowitz.
Com base no que foi apresentado, você pode perceber as mudanças importantes que são promovidas pelas startups no setor imobiliário. Com inovação e uso de tecnologia, as soluções oferecidas pelas startups tornam os custos operacionais mais baixos e também aumentam a produtividade no mercado.
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