A produtividade de vendas da sua imobiliária tem dado resultados satisfatórios? Se a resposta for negativa, é hora de rever processos, e a tecnologia pode ser a solução para otimizar processos e garantir uma equipe mais produtiva.
É comum que as imobiliárias percam boas oportunidades e previsibilidade de vendas por apenas um motivo: metade de seus vendedores poderia vender mais se fizesse menos processos manuais e focasse em questões estratégicas.
Para ajudar você nesse processo de análise do seu negócio, escrevemos este artigo para mostrar como ter uma equipe de alto desempenho por meio de soluções inteligentes e automatizadas. Confira!
Por que a produtividade de vendas é crucial para o mercado imobiliário?
O foco de todo negócio é vender seus produtos ou serviços. Para isso, é preciso desenvolver técnicas e processos que promovam o bom desempenho da empresa.
Quando falamos do mercado imobiliário, nos referimos a um setor competitivo e que exige atualização constante, seja sobre a própria área, seja para processos tecnológicos e softwares que auxiliam o gerenciamento do negócio.
Dessa forma, o aumento das vendas e a maior rentabilidade de seu negócio estão diretamente ligados à alta produtividade da imobiliária. Por isso, quem investe em estratégias e automatização de processos aproveita melhor o tempo da equipe, o que interfere diretamente no aumento das vendas.
Sendo assim, trabalhe bem seus leads para não perder oportunidades de vendas e abordá-los no momento ideal e para criar um relacionamento duradouro. Este pode ser essencial para que o cliente volte a fazer negócio ou indique sua imobiliária.
Os quatro pilares da produtividade de vendas no ramo imobiliário
Para atingir um alto índice de produtividade de vendas, é preciso analisar alguns pilares essenciais antes de implementar as mudanças. Confira os quatro pontos que você deve considerar para melhorar os resultados:
1 – Processos
Os processos da empresa fazem parte de um dos pilares fundamentais para diagnosticar se o time trabalha com agilidade nas tarefas do dia a dia ou se há gargalos que precisam ser superados.
Quando sua equipe de vendas gasta muito tempo com tarefas rotineiras, como preenchimento manual de planilhas, é sinal de que o tempo e a capacidade técnica desses colaboradores não está bem aproveitado.
Conte com sistemas e tecnologias que ajudam o time de vendas a focar nas questões estratégicas e a analisar melhor os leads imobiliários. Essa é uma forma de otimizar as abordagens e aproveitar melhor as oportunidades de negócio que chegam à sua imobiliária.
2 – Gestão
Nesse processo, a gestão imobiliária tem um papel fundamental. É ela quem faz o gerenciamento da equipe e dos processos, definindo processos que devem ser seguidos.
Por isso, é essencial que o líder acompanhe tudo de perto para ter capacidade de analisar as oportunidades de crescimento e como aumentar a produtividade de vendas para a imobiliária.
A gestão otimizada soluciona questões de desempenho com rápida análise e consegue ter uma visão ampla das demandas, evitando prejuízos ao longo do tempo.
3 – Tecnologia
A tecnologia é uma grande aliada do mercado imobiliário. Hoje, contamos com diversas ferramentas e softwares que ajudam a otimizar processos e a fazer análise inteligentes de dados importantes para o negócio.
Sendo assim, uma das opções que pode ajudar a produtividade de vendas é a otimização da rotina da equipe por meio de soluções tecnológicas para o mercado imobiliário. Com elas, é possível focar em questões estratégicas e não desperdiçar o tempo do seu time de vendas com atividades manuais.
Além disso, esses programas podem oferecer análises inteligentes e KPIs que dificilmente são acompanhadas manualmente.
4 – Pessoas
Uma equipe preparada e satisfeita tende a ser mais produtiva. Isso quer dizer que os corretores e o time de vendas, quando estão motivados, têm mais energia para performar quando podem mostrar todo o seu potencial técnico.
Sendo assim, a alta produtividade de vendas está diretamente ligada à otimização das etapas de trabalho. Por meio de tecnologias, o time de vendas faz abordagens mais assertivas e consegue trabalhar com foco estratégico, o que interfere diretamente em vender mais e melhor.
5 dicas para aumentar a produtividade de vendas do negócio
Agora que você já sabe quais são os pilares fundamentais da produtividade de vendas, é hora de mudar os rumos da gestão da sua imobiliária para atingir os melhores resultados.
Confira 5 dicas da Vista para vender mais e melhor!
1 – Conheça seu público
Conhecer o público é essencial para alinhar suas estratégias de comunicação e vendas. Esse é o ponto de partida para qualquer negócio.
Analise quem é seu público, como ele se informa, o que ele busca e como seu negócio vai ajudá-lo. A partir daí, você consegue adaptar o discurso e atender o potencial cliente a partir das necessidades dele.
Dessa forma, você aborda os leads certos, que estão interessados no produto que você oferece, e conduz a negociação com foco em fechar vendas com maior agilidade e eficiência.
2 – Siga o funil de vendas
O funil de vendas é essencial para seguir as etapas da jornada de compra. Isso otimiza o trabalho dos corretores, uma vez que estuda o comportamento do cliente.
Ou seja, a equipe de vendas acompanha a jornada dele por meio das interações no seu site e dos materiais consumidos e qualifica quem está pronto para a venda. Assim, o corretor de imóveis entra em ação no momento certo e com argumentos ideais.
Essa é uma técnica que otimiza os processos e reduz o tempo de venda, melhorando os resultados da empresa.
3 – Construa seu pipeline de vendas
Se sua imobiliária não tem um pipeline, é hora de construir.
Ele é considerado como a “ação” dos planejamentos feitos no funil de vendas; é o que os vendedores precisam fazer para converter os leads em clientes da empresa. As duas ferramentas, portanto, andam lado a lado.
Monte e gerencie o pipeline de vendas de maneira que ele seja efetivo, com a segmentação do marketing imobiliário mostrando o comportamento do lead para ter as melhores estratégias de atuação.
Um dos principais resultados é o aumento da taxa de conversão, já que o time de vendas pode agir com maior assertividade de acordo com as estratégias desenhadas para cada etapa.
4 – Acompanhe as taxas de conversão
Para saber se suas estratégias estão dando resultados positivos, é preciso acompanhar de perto os números – e a taxa de conversão é um deles.
Esse indicador de desempenho é essencial para avaliar o desempenho da imobiliária. Por meio dessa análise, o gestor acompanha quantas pessoas passam pelas etapas do funil, calculando e gerenciando os KPIs mais importantes.
Além disso, esse número é importante para estudar o processo de vendas como um todo e identificar gargalos na operação.
5 – Use um software de gestão
Destacamos durante todo o artigo a importância da tecnologia. Como o setor imobiliário lida com bancos de dados e números que precisam ser analisados, é essencial contar com o apoio de um software que organize todas as etapas e gera insights para a empresa.
Ferramentas de automação como um software de gestão facilitam o acesso às informações e melhoram o desempenho de processos diários.
Além disso, ter todas as funcionalidades de um CRM imobiliário é fundamental para potencializar a produtividade da equipe. A plataforma ajuda a otimizar o tempo de trabalho, já que tem todos os dados concentrados em um só lugar.
Como o Vista CRM ajuda sua imobiliária a vender mais
O Vista CRM pode ajudar sua imobiliária a turbinar as vendas e gerar maior produtividade por entregar um serviço personalizado de acordo com as necessidades da sua imobiliária.
Entenda melhor como funciona essa solução tecnológica que afasta a lentidão de processos de sua empresa:
Acesse indicadores de desempenho
Nosso software imobiliário organiza as oportunidades de negócio para o gestor, que vê seus resultados pelos indicadores de desempenho da imobiliária. Assim, ele analisa as melhores estratégias e práticas de gestão com foco na otimização dos processos.
Por meio do Vista CRM, é possível acompanhar as taxas de conversão e gerenciar a empresa com foco na maior produtividade do time de vendas.
Separe etapas do processo de vendas
A plataforma da Vista também ajuda a manter todas as etapas de vendas organizadas.
Nosso software faz a separação por etapas dos processos de vendas e de locação de imóveis para que você tenha um maior controle sobre a jornada do cliente.
Na prática, os dados ficam organizados de forma a facilitar o trabalho da equipe de vendas e a otimizar os contatos feitos pelos corretores de imóveis. Ou seja, é possível agir com maior assertividade.
Sendo assim, basta acompanhar o funil de vendas e os prospects em todas as suas fases.
Anuncie em diversos portais
O Vista CRM integra mais de 100 portais imobiliários, sendo uma das plataformas mais completas do setor.
Nosso objetivo é que sua imobiliária possa anunciar com facilidade em famosos sites e no seu próprio espaço web e destacar seus serviços e produtos. Tudo isso é feito de forma automatizada e com atualização em tempo real, com portais que você já contrata.
Assim, sua equipe economiza tempo de trabalho, já que não precisa atualizar todas as informações frequentemente. Com a atualização automática, seus colaboradores focam apenas em estratégica de vendas.
Encontre gargalos nos processos
Acompanhar os indicadores também permite planejar melhor o direcionamento da imobiliária, identificando problemas na comunicação e em algum processo da empresa.
O Vista CRM é uma plataforma fácil para checar informações importantes, sem a necessidade de ocupar muito tempo dos colaboradores. Com nossa ferramenta, é possível controlar índices de desempenho, taxas de conversão e ranking de corretores para otimizar processos e aumentar a produtividade de vendas.
Consulte cadastros de clientes e imóveis
Abandone planilhas manuais e dados que podem se perder dentro de documentos que todos podem fazer alterações. Por meio do Vista CRM, sua imobiliária tem um banco de dados completos e com atualização em tempo real.
Ou seja: não importa onde você está, a consulta pode ser feita sempre – e você sabe que tudo está atualizado devido à automação dos processos.
Para ajudar os corretores, nossa plataforma também oferece o Vista Mobile, que oferece todas as funcionalidades do CRM na palma da mão, por meio do nosso aplicativo para celular.
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