Já imaginou ter um software que conversa com os clientes por você, de forma natural e capaz de fazer um atendimento rápido e assertivo? Ele existe e facilita muito os processos dentro da imobiliária.
Esse tipo de assistente virtual se tornou essencial para basicamente todos os negócios digitais. Com ele, sua imobiliária vai revolucionar o atendimento com os clientes além de otimizar o trabalho da sua equipe dentro da empresa.
Hoje, vamos te apresentar o que é chatbot, quais são as necessidades que esse software atende e como a tecnologia pode ajudar na gestão e nas vendas.
O que é chatbot e para que serve?
Os chatbots são ferramentas programadas para simular uma conversa com um humano, sendo capaz de se comunicar com linguagem natural. Com certeza você já se deparou com um desses como cliente.
A automação permite uma comunicação fluida e imediata, entregando respostas sobre imóveis, auxiliando nas rotinas de atendimento online e, portanto, se tornando uma ferramenta importante para as imobiliárias. Ele pode ser usado em aplicativos e mensagens, mídias sociais e no seu site.
Como funciona o chatbot?
O chatbot funciona da seguinte forma: o software usa a inteligência artificial para entender perguntas dos usuários e responder da forma mais otimizada possível. A ideia é que o atendimento seja rápido, prático e que realmente resolva o problema sem a necessidade de uma pessoa para fazer o básico.
A ferramenta interage de forma automatizada com seus clientes. É uma solução para otimizar processos atendendo por meio de seu site ou mídia social utilizada pela empresa.
O software é desenvolvido com inteligência artificial ou formatado com um conjunto de regras. Ao longo de uma conversa, o bot responde simulando um bate-papo real com um humano e oferecendo opções predefinidas de respostas até o fim do atendimento comercial. Diferentemente do que muitos pensam sobre o que é chatbot, a ideia do software não é substituir o ser humano. A função é otimizar o tempo da equipe, estabelecer uma comunicação imediata e até mesmo reduzir custos operacionais com atendimento.
Quais são os tipos de chatbot?
Todo chatbot é formado por três pontos: o canal (que é por onde o atendimento vai acontecer), o conteúdo (que diz respeito ao que vai ser dito e como) e o software (que é a base de todo o sistema).
Para entender melhor o que é chatbot e como ele funciona, é preciso saber qual é a sua base e os componentes, que trabalham de maneiras distintas. Nesse caso, os principais tipos são:
- Chatbots baseados por regras: suas respostas são predeterminadas;
- Chatbots com inteligência artificial: o uso da inteligência artificial e do Processamento de Linguagem Natural (PLN) é inspirado no cérebro humano e interpreta as intenções do usuário enquanto interage;
- Chatbots híbridos: misturam ambos (regras e PLN).
Viu só que a definição de o que é chatbot vai além de simplesmente “uma inteligência artificial”? Agora, é hora de saber como ele realmente ajuda sua imobiliária. Confira!
Quais são as vantagens do chatbot no seu site?
As aplicações do chatbot demonstram grandes benefícios no atendimento ao cliente pelo chat e já são mais que uma tendência nas empresas. Quando feito de forma a otimizar a conversa, ele garante até mesmo a aproximação do cliente com o seu negócio. Então, aqui já vai a dica: quanto mais personalizado, melhor!
Um dos pontos positivos das imobiliárias que facilitam o contato por meio do uso da tecnologia é o destaque frente à concorrência. É uma forma de fugir dos processos burocráticos, atendimento lento e fornecer o acesso simples a informações sobre os imóveis de interesse do cliente de forma instantânea.
Entenda melhor como agradar seus leads otimizando a comunicação pelo site e até mesmo pelas mídias digitais de seu negócio com os pontos que destacamos a seguir.
Melhore a experiência de atendimento
Você sabia que 80% dos clientes priorizam a experiência vivenciada com a empresa, sendo um fator mais importante do que seus produtos/serviços oferecidos? Esse dado vem da pesquisa realizada pela Salesforce e reforça o quanto é essencial proporcionar um atendimento de qualidade.
Portanto, clientes satisfeitos com a abordagem rápida e as respostas de excelência são mais motivados a interagir e priorizar a sua imobiliária em negociações futuras.
Promova soluções rápidas
Outro ponto é que os consumidores preferem entrar em contato com chats (51%) e WhatsApp (49%) a interagir com humanos por meio de uma chamada telefônica. Esse é um dado importante de uma pesquisa feita pela QualiBest, em parceria com o Grupo Sercom.
Assim, dois dos fatores essenciais para otimizar o processo de atendimento e vendas são o esclarecimento de dúvidas de maneira imediata e o oferecimento de informações relevantes estabelecidas no momento em que o visitante pergunta.
Deixe as tarefas repetitivas para o bot
As demandas básicas do atendimento ao cliente não são realizadas por atendentes humanos, já que os bots estão disponíveis 24 horas prezando pela qualidade do serviço. Assim, boa parte do processo de atração do usuário é automatizado, sendo muito mais eficaz na geração de leads e captando informações essenciais do público.
É uma forma de simplificar todo o processo de contato e ainda otimizar a rotina dos corretores e colaboradores responsáveis pelo atendimento em seu site e suas mídias sociais.
O chatbot auxilia a sua equipe na otimização do tempo e na conversão de leads
Ao ter uma conversa inicialmente automatizada, dezenas ou mesmo centenas de pessoas são “filtradas”. Então, só chegam aos corretores leads com características bem desenhadas, usando todo o potencial do funil de vendas para aumentar a conversão de vendas de imóveis.
Ou seja, a equipe não perde tempo respondendo perguntas mais básicas e o lead estará alinhado com o que espera receber como soluções para seu problema ou a questão apresentada.
Como implementar um chatbot na sua imobiliária
Após descobrir o que é chatbot, seus tipos, suas funcionalidades e suas vantagens, a escolha do software que vai garantir os melhores resultados para a sua imobiliária depende das necessidades do negócio e como ele será desenvolvido.
Primeiramente, é preciso ter um escopo bem definido para usar a ferramenta da forma ideal e nas plataformas certeiras em que seu público entra em contato. Confira a seguir alguns pontos que você deve considerar.
Defina o objetivo do chatbot em seu site
O chatbot vai auxiliar o usuário de que maneira no ambiente digital? Quais funcionalidades do bot mais interessam ao cenário imobiliário? Ele vai ser usado apenas para atendimento, para vendas ou marketing?
Pense nessas questões antes para que o assistente virtual esteja pronto para tirar dúvidas, mostrar novidades ou o que for necessário dentro da estratégia da imobiliária. Tudo precisa ser personalizado, de acordo com seu público e para oferecer praticidade.
Saiba qual é a melhor plataforma para o seu público
É extremamente importante saber escolher o canal em que o chatbot será extremamente útil, podendo ser o Facebook, WhatsApp ou mesmo o site da sua imobiliária. Para isso, veja de onde seu tráfego vem e quais são as plataformas de comunicação que a audiência mais utiliza para saber informações sobre os imóveis.
Informações assim são valiosas para saber como implementar uma automação completa e eficiente em sua estratégia. Invista onde seus potenciais clientes estão para qualificar leads.
Tenha um site que suporte um chatbot
Ter um software assim pode até parecer básico, mas existem questões técnicas que precisam ser vistas antes. O chatbot para conversar por meio de seu site necessita de uma estrutura testada e validada antes e depois da criação dessa ferramenta. Isso ajuda a saber se tudo vai funcionar bem ou se é necessário fazer algum ajuste.
Por isso, use o período de testes que as empresas oferecem para seus corretores e desenvolva as integrações possíveis, melhorando a busca por imóveis e a experiência do cliente no site.
Conheça as opções do mercado, teste e veja qual vai oferecer o melhor custo-benefício para sua imobiliária.
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