Diversos fatores influenciam nos resultados de uma imobiliária, mas certamente o principal deles está ligado à motivação do time de corretores. Incentivar a produtividade da equipe é essencial para que sua imobiliária consiga alcançar ótimos resultados. Por isso, é importante a presença de uma liderança de alta performance para garantir o sucesso das vendas no mercado imobiliário.
No entanto, os desafios impostos aos profissionais que atuam na gestão de equipes de corretores muitas vezes acabam sendo impeditivos para o desenvolvimento de uma liderança de alta performance. Afinal, não basta apenas contratar uma equipe de vendas especializada e mensurar os resultados do time, é necessário ainda impulsionar técnicas de vendas autênticas e estratégias de prospecção e de vendas eficientes, entre outras atribuições que dificultam a dedicação em manter a equipe de corretores motivada.
Uma liderança de alta performance consegue manter sua equipe produtiva adotando boas práticas diárias que influenciam diretamente na melhoria do desempenho do seu time de corretores. Investir em técnicas que possibilitem o aumento da qualidade de vida no trabalho e, engajem a equipe, pode trazer resultados satisfatórios de curto, médio e longo prazo à imobiliária.
A gamificação é uma prática inovadora usada para engajar os colaboradores e que beneficia principalmente as equipes de vendas. Muitas empresas renomadas, como Coca-Cola, Warner Bros e Gerdau, utilizam o método de gamificação para motivar e capacitar os seus funcionários. Ao utilizar elementos dos games no contexto corporativo, é possível contar com a participação dos colaboradores para solucionar problemas e sugerir melhorias dos processos internos de forma criativa e participativa.
Liderança de alta performance: adotando a gamificação para aumento da performance da equipe de corretores
Uma pesquisa realizada pelo Aberdeen Group, revelou que empresas que incentivam programas de engajamento aumentam suas receitas em até 15,5% ao ano. Já outra pesquisa publicada recentemente pela Gartner, apontou que a gamificação quando combinada com outras frentes tecnológicas, tem o poder de influenciar o alto desempenho da equipe.
A ideia de aplicar a gamificação na realidade do mercado imobiliário é promover uma competição sadia entre o time de vendas, em prol da conquista de objetivos bem definidos. O intuito é estimular o time de corretores a encararem os desafios impostos de forma colaborativa, assim passa-se a avaliar e recompensar muito mais o esforço da equipe do que apenas os resultados alcançados.
O papel de uma liderança de alta performance também consiste em deixar claro os objetivos que a empresa deseja alcançar por meio da estratégia antes de aplicar o conceito de gamificação para seu time de vendas. Simon Sinek, autor do livro “Comece pelo Porquê – como os grandes líderes nos inspiram a agir” ressalta a importância da liderança no engajamento da equipe para atingir os resultados esperados. As pessoas precisam entender o porquê de fazerem o que são demandadas, isso estimula a sentirem-se parte fundamental da empresa e não restritas apenas a execução de tarefas.
Funcionalidades presentes em um CRM imobiliário para gamificar o trabalho da equipe e aumentar os resultados
A gamificação, se implantada de forma adequada, contribui para o envolvimento de toda equipe para atingir o objetivo geral da empresa e, ainda, representa um grande ganho para o aperfeiçoamento dos processos operacionais. As equipes de vendas geralmente funcionam melhor quando estimulados, que podem ser práticas de remuneração, reconhecimento ou incentivos.
A Smolka Imóveis, localizada em Florianópolis (SC) atua no mercado imobiliário há cerca de cinco anos e desde o início das atividades percebeu a necessidade de investir em tecnologias que pudessem facilitar a rotina de trabalho dos profissionais. A imobiliária utiliza o Novo Vista para gerenciar as três lojas em diferentes pontos da cidade e optou recentemente em implementar a funcionalidade de Ranking do Novo Vista para gamificar o trabalho da equipe de vendas.
Na visão do assistente de marketing da imobiliária, Philipi Navrocki, o CRM é uma importante ferramenta de trabalho que ajuda os profissionais de inúmeras formas, tanto para o gerenciamento de vendas, propostas e negociações e também na parte de organização do trabalho que passa a ser feito de forma automatizada com o uso da plataforma. A imobiliária é uma das primeiras a utilizar o recurso de Ranking, que está em fase final de implantação. Para Philipi, ela será importante para estimular a competitividade entre as equipes e aumentar a motivação e engajamento dos times de corretores.
“Na imobiliária costumamos promover campanhas trimestrais e anuais para gamificar o trabalho da equipe, agora com o uso da funcionalidade de ranking esse acompanhamento ficará muito mais fácil. Em nosso campanha anual deste ano, vamos avaliar a quantidade de imóveis cadastrados no sistema por corretor e por números de contratos de vendas e locação realizados”, revela Philipi.
Os vendedores que conseguirem alcançar maior pontuação no ranking geral da imobiliária serão premiados com viagens e benefícios. Philipi afirma que a imobiliária também irá fazer um ranking individual de cada uma das lojas e o status será enviado constantemente às equipes para incentivar a melhoria da atuação de todos.
A funcionalidade de ranking, disponível no Novo Vista, permite que a gestão decida quais critérios serão analisados, quais pesos serão estabelecidos para cada um deles e qual o período da análise. Alguns exemplos de ranking são:
- Captação de imóveis;
- Prospecção;
- Visitas;
- Placas de exclusividade, entre outros.
A possibilidade de aplicar a Gamificação na Imobiliária é apenas uma das funcionalidades presentes no CRM imobiliário Novo Vista, conheça outros benefícios da plataforma em nosso blog.