Toda imobiliária quer vender mais, mas esse resultado não chega sem o esforço em diversas frentes, inclusive no marketing.
Vender “boca a boca” já foi realidade para muitos corretores, especialmente quem já está no mercado há mais de 20 ou 30 anos. Só que, hoje, é possível ter vantagem competitiva e estar onde os clientes estão buscando por imóveis: na internet.
Neste artigo, você confere a entrevista com Cristiana Feller, analista de marketing da Vista, e ela conta um pouco sobre a importância do marketing imobiliário, as principais dificuldades encontradas e como é possível usar a tecnologia para melhorar seu posicionamento digital.
Confira!
Qual é a importância do marketing imobiliário?
O marketing imobiliário é a maneira que um profissional do nicho imobiliário encontra para expandir os seus negócios. É por meio de um conjunto de ações e estratégias que um profissional de marketing qualificado consegue atrair a atenção de clientes potenciais. Ou seja, é a partir dele que o corretor ou a imobiliária vai poder promover imóveis, atrair clientes, construir uma reputação sólida e destacar-se em um mercado competitivo.
Como a concorrência nesse setor é bem acirrada, quanto mais valor você mostrar, mais chances tem de conquistar o cliente. E, claro, é a partir dessa primeira apresentação do seu produto ou serviço que você vai poder mostrar o que tem de diferente, que não faz “mais do mesmo”.
O que é fundamental para o corretor de imóveis saber hoje sobre marketing imobiliário?
Hoje, os corretores precisam assumir um papel mais proativo até mesmo nas mídias sociais. Por isso, o marketing digital é tão fundamental nesta profissão. É preciso ter presença on-line sólida, dominar as estratégias de SEO, conhecer o público-alvo e acompanhar as tendências do setor. Quem parte desses pontos pode se destacar mais entre no digital e até melhorar a captação dos clientes.
Mas é importante dar atenção não só às mídias, mas também a um site. Atualmente, existem opções com um ótimo custo-benefício e que permitem que o corretor tenha um site profissional para apresentar seus serviços. É um excelente investimento para SEO local e para passar credibilidade ao cliente.
E o gestor, como ele pode usar o marketing imobiliário para destacar a empresa?
O gestor da imobiliária já entra em um cenário um pouco diferente do corretor, porque ele tem uma equipe completa para gerir, mas também para ajudar o negócio dele a crescer. Quando ele investe no marketing imobiliário, está investindo em branding sólido, marketing de conteúdo, presença ativa nas redes sociais e adoção de tecnologias inovadoras.
Mas não podemos esquecer da análise constante dos resultados. Quando ele tem uma estratégia bem feita, ele sabe usar todos esses resultados como forma de melhorar as diversas frentes da empresa, seja no posicionamento da marca, na abordagem com o cliente e até mesmo para entender ações que funcionam ou não.
Então, o gestor vai contratar uma equipe especializada (seja interna ou agência), que vai ficar com toda a execução, e ao final ele vai medir esses resultados. Com certeza, quem começa esse trabalho e compara o antes e o depois do marketing imobiliário vê uma diferença grande.
Hoje, quais são, para você, as principais dificuldades dos corretores e gestores em relação ao marketing imobiliário?
Acredito que são três os principais desafios: concorrência, adaptação à tecnologia e geração de leads qualificados. Então, vamos por partes.
Primeiro: a concorrência no mercado imobiliário sempre foi e sempre deve ser grande. Existem, sim, muitos profissionais, muitas imobiliárias, e é possível que a pessoa se sinta desmotivada de seguir nessa carreira. Há muitas pessoas buscando por imóvel e devem haver muitas opções para que ela possa escolher a melhor. Então, é preciso que esse profissional saiba usar isso a favor dele, e com o marketing imobiliário é possível mostrar valor e seus diferenciais.
Em segundo, vem a adaptação à tecnologia. O digital veio para agregar muito ao setor imobiliário. Nunca foi tão fácil divulgar produtos ou serviços, mas é preciso ter esse feeling de buscar conhecimento, de estar atualizado e de entender o seu público. Quem trabalha nesse ramo precisa tirar um tempinho para ler, experimentar ferramentas e plataformas e saber o que vai funcionar melhor para cada perfil de cliente em cada momento – especialmente quando considerar a volatilidade das mídias sociais.
Por último, acredito ser a geração de leads qualificados. Muita gente diz “ok, faço meu marketing, tenho minhas páginas nas redes sociais, meu site… e agora?”. É preciso que esse profissional vá além e entenda como o marketing pode ajudar a passar esses potenciais clientes para o setor de vendas. Então, é essencial saber atrair esses leads e desenvolver estratégias que possam convertê-los em oportunidades.
Quais são os benefícios de focar em estratégias de marketing imobiliário?
O marketing imobiliário permite benefícios muito interessantes e que compensam o investimento, como o aumento da visibilidade no mercado, a possibilidade de gerar leads qualificados e o fortalecimento da reputação e autoridade no setor. Quando a imobiliária investe na estratégia certa, o gestor consegue ver desde a melhoria da comunicação com os clientes até mesmo o aumento das vendas e aluguéis de imóveis, que é um ponto que todos desejam.
Talvez um benefício macro seja também a visão que ele dá do seu público. Você consegue conhecer melhor, ver com o que ele interage e obter métricas interessantes que podem ser usadas em diversos momentos.
Hoje, com tantos recursos de automação e ferramentas que ajudam a crescer o posicionamento digital, como a tecnologia pode ser uma aliada do marketing imobiliário?
É possível usar a automação para ajudar nas estratégias de marketing com ferramentas que ajudam o fluxo de trabalho, como é o caso do CRM. O setor de marketing também pode contratar diversas ferramentas que ajudam na distribuição dos conteúdos, como o e-mail marketing. Nesses casos, o CRM também pode ajudar muito se tiver integração com essas ferramentas, porque aí ele tem todos os dados em um lugar só, pode compartilhar essas informações e ajudar praticamente todos os setores da imobiliária.
Como a Vista ajuda corretores e gestores nas estratégias de marketing?
Bem, a Vista entra com dois produtos que podem ajudar demais o marketing: o site e o CRM. Todo mundo sabe que o SEO é super importante para o posicionamento no Google e para a construção de um tráfego sólido e da autoridade da marca da imobiliária. Então, a Vista entra com o apoio na construção de um site otimizado, responsivo e layout personalizável para que o corretor ou a imobiliária mostrem credibilidade e profissionalismo ao visitante.
Agora o CRM ajuda com a integração com mais de 100 ferramentas de automação, incluindo as de marketing, além dos portais de anúncios imobiliários. Ele ajuda também na coleta de dados dos leads, então dá para fazer um alinhamento mais real sobre quem é o potencial cliente, de onde ele vem, como ele interage com o conteúdo e quais são as necessidades dele. E, óbvio, tudo isso ajuda não só o marketing, mas o atendimento, as vendas e o resultado no fim do mês.
Ah, a Vista também tem a opção de fazer anúncios para as redes sociais com base em toda a informação do imóvel no banco de dados. Quem não sabe fazer, não sabe as regras de mídia paga ou quer fazer de forma mais rápida tem essa vantagem.
Quais são as funcionalidades de destaque da Vista para o marketing imobiliário?
Entre site e CRM, acredito que seja otimização para SEO, site com bom desempenho para o Google, gestão de anúncios, integração com ferramentas de automação, funil de vendas e pipeline e geração de relatórios inteligentes para basear as estratégias.
Como você vê o futuro do marketing imobiliário?
Percebo que precisamos estar prontos para lidar com mudanças rápidas. Só que não podemos simplesmente abandonar conceitos e ideias fortes que estão por trás do mercado imobiliário desde cedo. Por isso, eu acho importante que as ferramentas e as mensagens trabalhem juntas, se apoiando e dando força às campanhas de marketing.
Há muita coisa nova por vir e vejo que vão prosperar aqueles negócios que focam soluções personalizadas para o cliente e oferecimento de experiências exclusivas. É uma tendência que já começou, mas que tende a crescer ainda mais: usar a tecnologia para atrair, mas no contato direto mostrar que o cliente não é “só mais um”.
Quais são seus conselhos para que um profissional imobiliário possa aprimorar cada vez mais o seu trabalho e evoluir a carreira?
Acredito que é um misto de busca por qualificação, mente aberta ao novo e pé no chão. É importante entender que as estratégias precisam ser claras e os objetivos tratados a médio e longo prazos. Então, é preciso entender que, sem conhecimento e reinvenção, seremos apenas mais um em um mercado que é altamente competitivo.
Conheça a Vista
A Vista é uma empresa especializada em soluções tecnológicas para gestores e corretores imobiliários.
Com mais de 20 anos de experiência no mercado, a Vista oferece ferramentas que simplificam e otimizam processos, proporcionando maior eficiência e resultados para seus clientes.
A empresa é referência em inovação desde a captação de leads até o pós-venda e é voltada para imobiliárias que buscam se destacar em um mercado cada vez mais competitivo. Assim, a Vista desenvolve softwares com tecnologias de ponta visando tornar os processos de venda, locação e administração de imóveis mais ágeis.
Soluções para gestores e corretores
- Vista CRM: solução completa para gerenciamento de vendas e relacionamento com o cliente. Com ele, é possível acompanhar todo o processo de venda, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio, além de ter todas as informações do cliente em um só lugar.
- Vista Office: plataforma para gestão de locação de imóveis que ajuda a controlar contratos, pagamentos e cobranças de aluguel. Com ela, é possível automatizar tarefas administrativas, como emissão de boletos e recibos, e manter toda a documentação dos contratos em ordem.
- Vista Site: solução para criar um site para sua imobiliária com modelos otimizados e com possibilidade de integração ao CRM. Com ele, é possível ter um site moderno e profissional, com funcionalidades como busca de imóveis, cadastro de clientes e formulários de contato.
Ficou interessado ou quer tirar dúvidas? Fale com nossos consultores.