Se você está em busca de aquecer as vendas da sua imobiliária, o home staging é uma boa maneira de inovar e atrair a atenção de compradores potenciais.
A prova disso é um estudo publicado pela National Association of Realtors (NAR), que aponta que a aplicação dessa técnica permite que um imóvel seja vendido até 50% mais rápido.
Para você conquistar melhores resultados na apresentação dos imóveis, explicaremos neste artigo o que é o home staging e mostraremos dicas de como colocar essa estratégia em prática.
Além disso, vamos citar exemplos de utilização dessa técnica que vão inspirar você para encantar os seus clientes. Confira!
O que é home staging?
O home staging é uma técnica utilizada para tornar a propriedade mais atraente aos compradores. Os objetivos principais dessa técnica utilizada no marketing imobiliário são vender mais rápido o imóvel e obter um valor maior pela negociação.
Para isso, é feita uma organização com a finalidade de deixar o ambiente apropriado para a venda e atrair a atenção do provável comprador, além de destacar as qualidades do espaço, afinal o cliente pode não se interessar pelo imóvel se o local estiver com uma aparência ruim ou sem graça.
Sendo assim, a tendência de home staging surgiu para atender à exigência de clientes que, além de avaliar os atributos de um imóvel, são cativados pela apresentação do local.
Com os ajustes corretos, o comprador vai se imaginar morando no imóvel, o que aumenta as chances de venda da propriedade.
Para isso, o serviço de home staging é feito geralmente por profissionais especializados no desenvolvimento dessa técnica, e que geralmente são formados nas áreas de arquitetura e design de interiores.
O valor cobrado pelo trabalho desse especialista conhecido como profissional home stager é precificado por metro quadrado.
Como o home staging pode vender mais rápido um imóvel?
Uma das técnicas de home staging envolve uma espécie de despersonalização do imóvel em relação à organização feita pelos antigos proprietários do espaço.
Primeiramente, é necessário conhecer as condições do local e entender de que maneira os objetos pessoais, a pintura e os móveis foram integrados com a arquitetura do imóvel.
A partir disso, é interessante alterar a maneira como o proprietário enxerga o ambiente, para criar uma distância emocional e aproximar o espaço da visão de quem deseja comprá-lo.
Do mesmo modo, a organização do espaço é pensada para cativar um determinado público que pode adquirir o imóvel.
Home staging no Brasil: entenda essa tendência
A prática é muito conhecida nos Estados Unidos. Por lá, a estimativa é que de oito entre cada dez casas à venda adotem a técnica para facilitar a negociação de imóveis.
No Brasil, há o costume de o proprietário oferecer o imóvel vazio. Porém, o serviço de home staging tem ganhado destaque no país nos últimos anos, principalmente entre construtoras, e tem atraído também a atenção de imobiliárias.
Com isso, há grandes chances de crescimento no setor imobiliário, o que torna o nicho um negócio promissor e lucrativo. Além disso, o mercado imobiliário está aquecido no país, uma ótima oportunidade de investir no home staging.
5 dicas de como aplicar o home staging
O home staging começa com o entendimento do perfil do comprador e passa pela avaliação da necessidade de pequenos reparos no imóvel. Mas é importante lembrar que a técnica não realiza reformas, apenas pequenos reparos.
Está com dúvidas sobre como fazer home staging? Veja estas dicas:
- Saiba qual é o perfil do comprador
Para começar, é fundamental entender que a propriedade não deve ser alterada para ficar a gosto do dono, mas sim pensada de acordo com o perfil do cliente. Portanto, entenda quais são as necessidades do comprador e o que deve chamar atenção para que o negócio seja fechado.
- Faça reparos
Manchas e rachaduras são pontos que podem afastar um interessado em comprar o imóvel. Por isso, é importante avaliar a necessidade de executar uma limpeza e corrigir falhas que estão à vista.
Esses detalhes são deixados de lado pelos proprietários do apartamento, que, por sua vez, podem minimizar a importância dessas alterações. Porém, é sempre bom lembrar que o cliente vai visitar outros imóveis e cada detalhe conta na hora da decisão.
- Organize os espaços do ambiente
Espaços mal utilizados podem passar a impressão de que a propriedade não foi bem planejada e que não vão caber todos os imóveis do comprador.
É comum que as pessoas acumulem vários objetos em casa, e isso transmite uma impressão de desorganização. Portanto, o home stager pode orientar o proprietário com essa organização.
- Tenha atenção com as tonalidades
O tom usado na pintura das paredes é outro ponto fundamental que será notado pelo comprador. É comum que a escolha de cores mais neutras melhore a percepção de luminosidade e de espaço nos ambientes.
- Modernize o espaço
Dar um ar moderno ao local também pode fazer grande diferença na hora de atrair compradores. Por exemplo, um lustre antigo na sala pode transmitir a impressão de que as instalações elétricas também são velhas.
Dessa maneira, pequenas mudanças podem influenciar a percepção que o cliente terá do imóvel durante a visita.
Home staging na prática: confira 3 exemplos
Considerando que mais de 81% dos compradores entrevistados em um estudo apontam ser mais fácil visualizar um imóvel quando está encenado, separamos alguns exemplos que podem inspirar você a tornar as propriedades mais atraentes para os clientes.
1. Ambientes internos
Neste exemplo apresentado no blog da Shae, o ambiente interno do imóvel foi repaginado e ganhou uma aparência moderna. Alguns móveis antigos foram trocados ou mudados de lugar. Com isso, o espaço ficou com aspecto aconchegante, organizado e iluminado.

Imagem retirada do Blog Shae
2. Iluminação certa
Em outro exemplo, publicado no site Viva Decora, a iluminação adequada conseguiu fazer uma mudança significativa no imóvel. Foi usada uma luminária com tons mais quentes, que transmitem a sensação de conforto.
Além disso, parte dos móveis, a roupa de cama e os quadros pendurados na parede do quarto foram alterados, o que ajudou a valorizar o ambiente.

Imagem retirada do site VivaDecora
3. Minimalismo
Em mais um exemplo do Viva Decora, foi alterada a quantidade de objetos e alimentos que ficavam expostos na cozinha do imóvel. Do espaço, também foram retirados alguns equipamentos e enfeites. Com a mudança, o visual ficou mais minimalista e despersonalizado.

Imagem retirada do site VivaDecora

Imagem retirada do site VivaDecora
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