O processo de compra e venda de imóveis requer bastante atenção e pesquisa. Entre as características buscadas por vendedores e compradores, a localização do imóvel é a principal.
Já imaginou poder comprar ou alugar um imóvel a partir da sua localização e do que existe ao seu redor? Para isso, surgiram a geolocalização e o enriquecimento de dados para imóveis.
A geolocalização já é usada em muitas áreas, como em aplicativos de localização e GPS, delivery e até nas redes sociais.
Neste artigo, falaremos mais sobre uso de dados, geolocalização e como essas duas ferramentas podem ajudar nos negócios das imobiliárias. Confira!
O que é geolocalização?
A geolocalização é um recurso capaz de determinar a posição geográfica de um certo dispositivo com base em um sistema de coordenadas.
Apesar de esse termo parecer estranho, a geolocalização está bastante presente em nosso dia a dia. Ela teve o seu surgimento no ambiente militar e tinha como principal objetivo ajudar pilotos a se localizar.
A tecnologia passou a ser usada em vários outros ramos, e não demorou a se popularizar e ser utilizada nos smartphones. Presente em várias funcionalidades do nosso cotidiano, a tecnologia é encontrada em aplicativos de transporte, segurança, delivery, previsão de tempo etc.
Atração e conversão de leads no mercado imobiliário
Para todo negócio, a atração de leads é necessária, a fim de que comecem os atendimentos e as vendas. E, ao longo dos anos, foi percebido que a taxa de conversão de leads do mercado imobiliário é baixa.
Um dos fatores que levam a essas taxas de conversão é o baixo investimento de tempo, energia e dinheiro para melhorias no aproveitamento dos leads que chegam, quando esses mesmos esforços são usados para sua atração.
Nesse cenário, a geolocalização e o enriquecimento de dados para imóveis são formas de atrair mais leads. Além disso, essas ferramentas ajudam no atendimento e na conquista dos clientes por meio dos interesses que os trouxeram para a empresa.
Enriquecimento de dados
A atração e conversão de leads é muito debatida, entretanto é preciso fazer com que as imobiliárias invistam e entendam a importância do enriquecimento de dados.
Uma vez que os leads são atraídos para o site da imobiliária, eles precisam encontrar dados relevantes para que, por fim, as vendas sejam alcançadas.
Por dados, entendemos as características do imóvel, como tamanho, quantidade de quartos, suítes, localização, entorno e, uma das mais importantes, o valor.
Geolocalização e o enriquecimento de dados para imóveis
A geolocalização e o enriquecimento de dados para imóveis têm sido as melhores ferramentas para auxiliar as imobiliárias a aumentar os índices de vendas.
Quando falamos em geolocalização de imóveis, vários aspectos podem ser levados em consideração a fim de enriquecer as informações; por exemplo, a distância dos principais pontos de interesse, educação, transportes, comércio e lazer.
Outros dados são a renda da região, índice de caminhabilidade, se é íngreme ou plana, entre outras características. Quando a imobiliária consegue agregar todas essas informações em plataformas de solução, como a Vista, o trabalho fica ainda mais fácil.
Vale ressaltar que a Vista, com os seus parceiros, consegue agregar mais de 100 informações variáveis de geolocalização e enriquecimento de dados para imóveis, que são importantes e até decisivas nas tomadas de decisão dos clientes.
Os APIs e o enriquecimento de dados
Os dados têm sido cada vez mais utilizados por imobiliárias, mas, com tantas demandas de informações, elas recorrem a empresas de soluções que facilitem a organização.
No campo da geolocalização e enriquecimento de dados para imóveis, as informações podem ser bastante diversas, sendo necessária mais de uma empresa de solução. Nesse cenário, as APIs se tornam essenciais.
A API (application programming interface ou interface de programação de aplicativos) pode ser entendida como um conjunto de soluções que se integram para facilitar a vida das empresas; nesse caso, as imobiliárias.
Por isso, é importante sempre optar por empresas que ofereçam soluções mais completas e que tenham APIs para facilitar as demandas e aumentar ainda mais a conversão dos leads.
Como será o ano de 2021 para as ferramentas de geolocalização e enriquecimento de dados?
O ano de 2020 foi totalmente diferente do esperado. Para o mundo digital, o momento foi de crescimento, uma vez que todos os processos passaram a ser feitos digitalmente.
No ramo imobiliário tudo foi adaptado. As visitas aos imóveis foram suspensas, dando força às apresentações de forma virtual. Os atendimentos on-line foram priorizados, e as empresas que não tinham um bom desenvolvimento de marketing precisaram correr para se adequar às novas exigências.
Com isso, a geolocalização e o enriquecimento de dados para imóveis ganharam ainda mais destaque diante do aumento das buscas pelo meio digital.
Contexto econômico
Conhecida por ser a principal taxa-base para cálculo de juros no país, a taxa Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) teve uma queda em 2020, e isso refletiu nas buscas por imóveis.
Para 2021, é esperado que o mercado imobiliário cresça ainda mais, já que, além dessa queda na Selic, a volta de programas federais, como o Casa Verde e Amarela, promete impulsionar ainda mais a busca por imóveis.
Comportamento
O comportamento mudou em muitos aspectos durante o ano de 2020. Quem nunca comprou on-line passou a comprar, os trabalhos passaram a ser remotos e até as aulas se tornaram digitais.
A mudança no comportamento foi sentida no mercado imobiliário; por isso, para 2021, o investimento em geolocalização e enriquecimento de dados para imóveis vai ser cada vez mais importante.
Transformação digital
O momento causado pela pandemia do novo coronavírus fez com que muitas pessoas recorressem às compras digitais. No ramo imobiliário, esse comportamento foi sentido.
Apesar de o trabalho do corretor e das imobiliárias ser essencial, cada vez mais as ferramentas digitais estão sendo usadas. Por isso, para 2021, é essencial que a geolocalização e o enriquecimento de dados sejam integrados para alavancar o crescimento.
Como a Vista pode ajudar?
A Vista é uma plataforma pensada para auxiliar as imobiliárias em suas demandas cotidianas, aplicando tecnologia e inteligência para ajudar as empresas do mercado imobiliário a crescer em alta velocidade.
Com mais de 2 mil clientes em todo o país, as ferramentas Vista CRM e Vista Office oferecem uma série de integrações que fazem a vida de profissionais do ramo mais fácil.
Por meio do site da Vista, o cliente encontra atendimento personalizado, planos diferenciados e mais informações sobre o Vista CRM e Vista Office.
Para saber mais, entre em contato conosco através do nosso site.