Uma das maneiras de se destacar no cenário digital é conseguir um bom rankeamento no Google. Os featured snippets para imobiliárias podem se tornar um diferencial competitivo relevante em um mercado cada vez mais aquecido.
A pandemia afetou muitos mercados, mas um dos mais impactados foi o segmento imobiliário, não é mesmo?
Apesar disso, os últimos meses têm mostrado a recuperação significativa do setor.
Isso significa que a concorrência também é cada vez maior, certo? É exatamente por isso que você deve se aprofundar no conceito de featured snippets para imobiliárias.
Vamos aos números: segundo um estudo da Datastore, o índice de intenção de compra de imóveis — nos segmentos popular, médio, luxo e alto luxo — teve um uma taxa de 29%.
Na prática, isso significa que mais de 14 milhões de pessoas têm a intenção de realizar aquisição de imóveis nos próximos dois anos. Nada mal para a recuperação no setor.
Ao mesmo tempo que parece excelente, quem trabalha no setor precisa encontrar maneiras de se diferenciar e se destacar, especialmente, no ambiente online.
O que acha, então, de conhecer mais sobre um conceito importante nas estratégias de Marketing Digital: os featured snippets.
Para ajudar você, preparamos um artigo completo:
- O que são os featured snippets?
- Em que se diferenciam dos demais resultados orgânicos do Google?
- Que tipos de featured snippets existem e como as imobiliárias podem aparecer em cada um deles?
- Quais são as vantagens de conseguir uma posição em um featured snippet para empresas desse setor?
- Como otimizar o conteúdo de um site para conquistar featured snippets?
Preparado para entender tudo sobre featured snippets para imobiliárias e se destacar nas páginas do Google? Continue a leitura deste artigo e descubra!
O que são featured snippets?
O termo “snippet” significa fragmento, e “featured” representa destacado. Ou seja, um featured snippet é um fragmento em destaque de um conteúdo rico e relevante para uma busca específica. Trata-se da tão sonhada “posição zero” no Google.
Ou seja, o resultado que aparece na melhor posição possível após uma pesquisa ser realizada, sempre de maneira orgânica.
São caixas de respostas que resumem de forma prática e eficiente uma dúvida do usuário. Imagine que você pesquisou por um estilo específico de decoração, como o industrial. Vai aparecer uma série de resultados, mas o que conseguir responder a pergunta da melhor forma — e se encaixar dentro dos critérios do buscador — vai ter o maior destaque dentro daquela Serp.
Mesmo que a sua imobiliária tenha conquistado o primeiro lugar da página de resultados para buscas pela palavra-chave “minha casa minha vida”, se um dos seus concorrentes conseguir responder a dúvida do usuário de forma mais curta e direta, ele vai aparecer primeiro, na “posição zero”.
Trata-se, portanto, de um lugar de muito destaque e valor para qualquer negócio.
Para esclarecer, nada melhor do que uma explicação do próprio Google:
Os trechos em destaque são caixas especiais em que o formato habitual de um resultado da pesquisa é invertido, mostrando o snippet descritivo primeiro.
A sua proposta principal é facilitar ainda mais a experiência do usuário, que consegue ter acesso a uma resposta relevante, de maneira ainda mais simples, sem nem precisar abrir uma página, por exemplo.
Caso o conteúdo seja, de fato, interessante para quem fez a pesquisa, a probabilidade de clicar naquela página e conferir o material por completo aumenta ainda mais.
Em que se diferenciam dos demais resultados orgânicos do Google?
Assim como os resultados orgânicos do Google, não é preciso pagar nada para conseguir um featured snippet. Ou seja, não é a mesma coisa do que investir em mídia paga e ter um local de destaque dentro de uma Serp.
Mas isso não significa que essas caixas de destaque sejam iguais aos conteúdos restantes. Existem algumas pequenas diferenças que as separam dos demais resultados.
Para começar, é preciso entender que não existe uma definição exata de como conquistar o featured snippet.
A única coisa que o Google explica é que os seus próprios algoritmos “determinam se a página gera um trecho em destaque adequado à solicitação de pesquisa do usuário e, se sim, o exibem como o primeiro resultado”.
O que se sabe, portanto, é que todos os critérios de SEO (Search Engine Optimization) devem estar presentes para aumentar as suas chances.
Afinal, o Google não colocaria uma experiência ruim para os seus usuários, não é mesmo? Mais do que isso, porém, o que diferencia os featured snippets dos outros resultados é o seu tamanho e a precisão do que é apresentado ao leitor.
Em resumo: um parágrafo muito curto, que sintetize muito bem a palavra-chave que foi pesquisada. Caso o cliente em potencial pesquise por financiamento imobiliário, a resposta em destaque precisa ser breve e prática.
Um exemplo seria: “trata-se de uma linha de crédito de longo prazo oferecida por instituições financeiras (como bancos públicos ou privados), voltada para a construção ou aquisição de imóveis novos ou usados”.
Que tipos de featured snippets existem e como as imobiliárias podem aparecer em cada um deles?
Apesar de todos se posicionarem na “posição zero” e com o maior destaque em uma Serp, os featured snippets podem aparecer de diferentes formas.
Conhecer cada uma delas é essencial para repensar, por exemplo, a sua estratégia de Marketing de Conteúdo.
Conceito
O exemplo mais popular de featured snippet é o conceito, também conhecido como parágrafo.
Como o exemplo que apresentamos acima, que geralmente vem com uma palavra-chave acompanhada de termos como “o que é”, “como fazer” ou “por que”. No geral, aparecem quando o usuário realiza alguma pergunta e o site destacado tem a resposta mais prática e direta.
Lista
Outro exemplo muito comum de featured snippet é o formato em lista. Para o mercado imobiliário, um exemplo disso pode ser uma busca para saber quais são os documentos necessários para realizar a compra de um imóvel.
Um conteúdo em um blog com um guia completo para fazer isso, pode ter uma lista que facilite o usuário, destacando itens como:
- documentos pessoais (identidade, CPF ou título de eleitor);
- comprovante de residência;
- comprovante de renda;
- contrato de compra.
Tabela
As tabelas também costumam aparecer no espaço dos featured snippets. Não na mesma frequência que os outros formatos, mas podem ser muito úteis para a comparação entre itens dentro de um mesmo universo.
Algum usuário com dúvidas sobre o programa Casa Verde e Amarela pode querer saber quais são as faixas salariais que o programa disponibiliza e o valor do imóvel que a sua renda familiar permite financiar.
Quais são as vantagens de conseguir uma posição em um featured snippet para empresas desse setor?
Na prática, há muitos motivos para explorar esse recurso. Confira, a seguir, os principais!
Melhor posicionamento no Google
Quanto mais detalhes sobre a sua página, melhor o posicionamento feito pelo Google. Uma descrição mais completa garante a melhor experiência para o usuário e, por isso, é algo muito valorizado para destacar as páginas nos mecanismos de busca.
Maior número de pessoas acessam sua página
Quando você oferece mais informações, a tendência é que mais usuários se sintam atraídos a conhecer.
Afinal, eles passam a entender o que vai ser possível encontrar na página. Trata-se de uma ótima forma de aumentar o tráfego orgânico do seu e-commerce, por exemplo.
Distanciamento de oponentes
Essa também é uma importante estratégia para diferenciar a sua loja virtual dos concorrentes, fazendo uma comunicação voltada para a sua audiência.
Em um cenário de tanta competição, é essencial aproveitar cada ponto de contato com os usuários e clientes em potencial.
Como otimizar o conteúdo de um site para conquistar featured snippets?
Apesar de não existir uma fórmula exata do que pode ser feito para conquistar featured snippets para imobiliárias, algumas dicas podem ajudar. Confira!
Produza conteúdos relevantes
O primeiro passo é produzir conteúdos relevantes para a sua audiência. Seguindo técnicas de SEO e melhores práticas para a produção de materiais, o Google passa a destacar a sua página.
Assim, maiores são as suas chances de conseguir um posicionamento satisfatório.
Use sitelinks
Os sites são um recurso excelente para apresentar tudo o que o usuário pode encontrar dentro da sua página.
Com tráfego e relevância, o próprio buscador faz uma lista do que pode ser mais interessante para o usuário, com páginas e seções, por exemplo.
Aposte nos breadcrumbs
Os breadcrumbs também podem ser muito úteis para orientar o usuário do local em que aquela página está.
Isso significa que o seu site oferece uma navegação adequada, ganhando mais pontos em relação à sua usabilidade e experiência do usuário.
Em um cenário de muita competitividade pela atenção do usuário, investir em uma estratégia de featured snippets para imobiliárias pode ser a melhor forma de aumentar a sua relevância no ambiente digital.
Com um planejamento estratégico de Marketing e o uso de ferramentas que otimizem o dia a dia de trabalho da sua imobiliária, os resultados tendem a crescer cada vez mais.
Para ter um sucesso ainda maior no Google, os featured snippets devem ser apenas uma parte do seu planejamento estratégico.