Contar com um CRM para corretores de imóveis é fundamental para as empresas que estão em busca de inovação, integração e personalização de suas atividades. Assim, a sua imobiliária pode adquirir um diferencial competitivo e aperfeiçoar a qualidade dos seus serviços aos clientes.
Para que você saiba mais sobre o que um CRM pode oferecer, explicamos neste artigo as principais funções que essa tecnologia apresenta. Também citamos por que investir em um software desse tipo pode ser uma opção interessante para o seu negócio e damos dicas de como escolher a ferramenta mais adequada.
Principais desafios dos corretores na hora gerenciar seus processos de vendas
Na rotina de um corretor de imóveis, um dos principais obstáculos é a gestão do tempo, devido à necessidade de gerenciar a carteira de clientes e de facilitar as suas tarefas cotidianas.
Pode ser complicado realizar o registro de todas as pessoas que entram em contato com a sua imobiliária com interesse em um imóvel, por exemplo. Sem uma ferramenta apropriada para arquivar informações, na próxima vez que esse cliente em potencial entrar em contato, será necessário que ele volte a explicar toda a situação.
Dessa forma, a falta de um recurso tecnológico que organize as informações mais importantes e otimize as horas de trabalho, como um CRM para corretores de imóveis, pode fazer com que a sua imobiliária perca oportunidades de negócio para a concorrência.
Por que é importante investir em um CRM para corretores de imóveis?
Customer Relationship Manager (CRM) é um termo em inglês que é traduzido como Gestão de Relacionamento com Clientes. Para o mercado imobiliário, podemos resumir que um software CRM é capaz de gerenciar a sua carteira de clientes e oferecer informações precisas sobre eles para a sua estratégia de vendas.
Como um CRM pode potencializar as vendas
Entre os principais motivos para adotar um CRM para corretores de imóveis está a chance de melhorar os resultados das vendas da sua imobiliária. Isso porque esse recurso auxilia em questões como:
- Organização
- Consolidação dos dados
- Relacionamento com os clientes
Organização
Para começar, a desorganização das informações pode ser um obstáculo para que o seu negócio cresça. Você pode até contar com planilhas para ajudar no registro dos dados dos seus clientes e dos imóveis, mas pode haver retrabalho e perda de tempo sem uma ferramenta como o CRM, que é capaz de automatizar os processos.
Dados consolidados
As informações obtidas por um CRM podem ajudar a identificar o perfil de cada cliente, catalogar todas as interações e oferecer a cada um deles as ofertas mais ajustadas ao que eles precisam. Um software desse tipo também é capaz de administrar os dados de parceiros comerciais e agilizar o acesso dos corretores a esses registros.
Relacionamento com cliente
Um CRM também possibilita que a sua imobiliária conheça a etapa do funil de vendas em que cada um dos contatos está e, assim, constatar o que pode estar faltando para que o negócio seja concluído. Ademais, o processo de venda se torna mais acelerado e sua empresa pode otimizar o índice de fidelização da clientela.
Quais são as principais funções do CRM imobiliário?
Agora que você já entendeu quais são as vantagens de contar com essa tecnologia para turbinar as vendas da sua imobiliária, conheça as principais utilidades desse tipo de software.
Dashboard com métricas
Deixar de analisar as métricas do seu negócio pode implicar em tomadas de decisão sem o apoio em informações precisas. De outro modo, é fundamental realizar o acompanhamento de indicadores que apontem como vai o desempenho do seu time.
Os diagnósticos baseados em dados reais do seu negócio são capazes de potencializar os resultados e resolver gargalos que atrapalham o crescimento da sua empresa. Ademais, ao monitorar as operações comerciais, a sua imobiliária consegue melhorar a experiência dos clientes e aumentar o número de conversões.
Funil de vendas
Um CRM ainda possibilita que a sua equipe conheça quais melhorias pode adotar para que os leads avancem pelo funil de vendas. Dá para acessar o painel com os contatos que não avançaram para o fechamento das vendas e assim adotar as medidas para a qualificação dos leads até a conclusão do negócio.
Integração
O CRM para corretores de imóveis também colabora com a integração entre o site da sua empresa, o WhatsApp e os portais desse nicho. Essa facilidade pode fazer toda a diferença no atendimento às demandas dos clientes.
App mobile
Ainda é possível contar com uma versão mobile para dar mais praticidade à rotina da sua equipe. Com essa ferramenta, dá para compartilhar informações sobre os imóveis por meio do WhatsApp e do Facebook com os seus clientes.
Esse recurso facilita a organização do agendamento de visitas, de maneira digital e portátil. Além disso, os dados sobre a sua carteira de clientes e de imóveis ficarão acessíveis onde você estiver. Dessa maneira, você pode adicionar novos clientes e atualizar informações sobre contatos sem precisar voltar à imobiliária.
3 dicas para escolher o CRM ideal para corretores de imóveis
Logo mais, você vai conferir algumas recomendações que pode seguir antes de escolher um CRM para a sua imobiliária.
1. Plataforma de fácil acesso
Dispor de um software com acesso descomplicado pode fazer com que a sua equipe de corretores otimize o tempo de trabalho e tenha mais horas livres para se concentrar em tarefas importantes, a exemplo da atração e retenção de clientes.
2. Obtenção de relatórios
A possibilidade de consultar relatórios com números, como o volume de vendas e as visitas efetuadas, é outra função para checar antes de adotar um CRM para a sua imobiliária. Desse modo, os gestores da sua empresa podem realizar um planejamento de maneira mais assertiva.
3. Segmentação dos clientes
Também é essencial verificar se o software que você deseja adquirir proporciona a segmentação da sua base de clientes. É possível dividir a sua carteira tendo como referência as interações que a sua empresa teve com cada um deles. Esse fracionamento pode fazer com que cada corretor direcione melhor as oportunidades de negócio.
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