Na era do Marketing 4.0., as imobiliárias têm utilizado novas tecnologias e metodologias inovadoras para a otimização dos processos de comunicação e gestão. Afinal, uma empresa de sucesso é aquela que consegue gerar valor para seus clientes.
Entre essas tecnologias, destaca-se o CRM imobiliário, uma ferramenta que apoia corretores e gestores imobiliários na administração das demandas diárias dos negócios.
Atividades como cadastro e gestão dos contatos, envio de e-mail marketing, lembretes, produção de relatórios, entre outras, podem ser automatizadas com essa plataforma.
Por isso, cada vez mais, as incorporadoras e imobiliárias vêm investindo no uso de um software para imobiliária.
Se na sua empresa esse sistema ainda não é utilizado ou não estão satisfeitos com o CRM imobiliário atual, este artigo é para você. Nele vamos apresentar tudo o que você precisa saber sobre CRM imobiliário:
- o que é um CRM;
- como funciona o CRM imobiliário;
- 6 motivos para investir em um sistema para imobiliária;
- por que integrar seu site a um CRM imobiliário;
- empresas que apostaram em um CRM imobiliário para melhorar a gestão dos negócios;
- CRM imobiliário Novo Vista.
Acompanhe.
O que é CRM?
A palavra CRM vem da sigla em inglês: Customer Relationship Management. CRM imobiliário, por usa vez, é um software para Gestão de Relacionamento com o Consumidor utilizado em imobiliárias. O sistema automatiza o processamento e armazenamento das informações geradas nas transações do cliente com a empresa.
Assim, os movimentos do cliente ao se cadastrar no site da sua empresa, interagir por diferentes canais (e-mail, ligações, chat etc.) e/ou demonstrar interesse em comprar/alugar um determinado empreendimento, são todos registrados no CRM imobiliário.
A reunião dessas informações gera um banco de dados valioso para abordagens futuras e garante celeridade nas tomadas de decisão e nas atividades do dia a dia dos colaboradores de uma imobiliária.
Com um CRM imobiliário, seus corretores ou funcionários administrativos poderão se antecipar às necessidades e investir em inteligência comercial para agregar valor às experiências de consumo e atendimento do cliente com a empresa.
Como funciona um CRM imobiliário?
Na prática, um CRM imobiliário funciona da seguinte forma: um visitante do seu site tem interesse em receber informações sobre lançamentos de imóveis com determinada faixa de preço, por isso, deixa suas informações de contato em uma landing page. A partir daí, o CRM imobiliário entra em ação.
O software registra essas informações em um banco de dados e passar a acompanhar todas as futuras interações daquele usuário com a empresa: conversas no chat, download de materiais ricos, visitas a páginas de produtos, quantidade de e-mails clicados etc.
Com esses dados, a administração da imobiliária pode estruturar melhor as abordagens e as ofertas que apresentará a possíveis clientes.
Na plataforma os corretores também podem registrar os horários das ligações agendadas e receber alertas sobre elas, além de acompanhar os critérios de passagem de fases do funil de vendas, a fim de saber qual o melhor momento para uma abordagem.
Por exemplo: a plataforma mostra a tendência de preço do metro quadrado da região almejada pelos contatos. Quando algum empreendimento que corresponde às expectativas do lead fica disponível naquela região, o corretor recebe um alerta e assim pode contatá-lo para agendar uma visita à locação.
Para outras informações sobre o que é um sistema CRM e como ele funciona, você também pode acessar mais conteúdos em nosso blog.
Viu como a automação presente no CRM imobiliário amplia as oportunidades de fechamento de vendas e acelera o trabalho dos corretores? Contudo, as vantagens do uso de um software para imobiliária não param por aí.
Por que investir em um sistema para imobiliária? Conheça 6 dos principais motivos
1. Redução do trabalho manual
Imagine ter que organizar manualmente os leads capturados em seu site em uma planilha a cada nova entrada. Trabalhoso e contraproducente, não é?
Com um CRM imobiliário, esse processo é automatizado. Por isso, sobra tempo para dedicar ao planejamento estratégico do negócio.
2. Centralização do atendimento
Com um software para corretor de imóveis, é possível ter todo o histórico de interações com os clientes, além do número de oportunidades, reunidos (de maneira integrada e organizada) em um só lugar.
Isso garante agilidade para a gestão dos dados e melhoria na comunicação com clientes e prospects.
3. Automatização da rotina diária de trabalho de gestores e corretores
Com um CRM imobiliário, a diretoria da sua imobiliária ou incorporadora poderá, com apenas um clique, ter acesso ao andamento do processo comercial de toda a imobiliária – desde a captação, primeiros contatos e qualificação até o fechamento do negócio.
Mas para isso é necessário que os corretores e demais colaboradores da sua imobiliária ou construtora insiram todas as informações no sistema de maneira correta.
Por isso, na hora de contratar um CRM imobiliário, certifique-se de que a empresa oferecerá treinamento ou consultoria para seu time no momento de implementação da ferramenta.
4. Inteligência para a construção de estratégias
Com o banco de dados do seu site abastecido de informações sobre os leads e clientes, você poderá criar novas e melhores oportunidades de negócios imobiliários, como, por exemplo, campanhas de marketing estratégicas para engajar a base de contatos de acordo com o perfil e interesse dos cadastrados.
Na prática, você pode divulgar o lançamento de um empreendimento enviando uma trilha de e-mails apenas para os usuários que comunicaram interesse em imóveis na região correspondente e que possuem renda para comprá-lo.
5. Aumento da produtividade e performance da equipe de corretores
O CRM imobiliário dinamiza o processo de negociação dos seus corretores e aumenta as chances de conversão porque fornece informações estratégicas sobre os prospects.
Com a automatização dos processos de vendas, os gestores podem avaliar melhor o desempenho do seu time comercial, por meio de gráficos, relatórios e uma série de indicadores gerados pelo sistema.
O efeito de tudo isso não poderia ser outro: os resultados e a produtividade da equipe são alavancados.
6. Progressão das conversões em vendas
O aumento das vendas é uma das consequências inatas ao uso de um CRM imobiliário.
Isso porque, com essa ferramenta, as necessidades do cliente ficam evidentes, o que possibilita ao corretor superar as expectativas dos prospects, investindo em estratégias assertivas de relacionamento, atendimento e vendas.
Essas são algumas das principais facilidades permitidas por essa ferramenta. Mas existem muitas outras capazes de tornar sua imobiliária altamente competitiva.
Para saber mais sobre esse tema, acesse nosso artigo Vantagens em adotar um sistema para imobiliária e descubra por que investir em um CRM imobiliário pode levar seus negócios ao topo.
Por que integrar seu site a um CRM imobiliário?
Estou certo de que, a esta altura, você já está convencido da necessidade de adotar um CRM imobiliário para melhorar a produtividade de vendas do seu time de corretores e do negócio como um todo, não é verdade?
Mas nos responda uma coisa: o site da sua empresa é integrado ao software imobiliário que vocês contrataram? Não? Então deixe-nos dar uma notícia: você está perdendo oportunidades de venda.
Saiba que ter um site integrado ao CRM imobiliário o/a poupará de muitos problemas que minam a produtividade do seu time, como informações desatualizadas, ocorrência de erros e consequente necessidade de retrabalhos.
Quando seu CRM possui integração nativa com sites e portais imobiliários, a atualização dos dados acontece em tempo real, poupando seu time comercial de perder tempo cadastrando mais de uma vez o mesmo imóvel para divulgação na internet.
Esse retrabalho, além de cansativo e desnecessário, aumenta as chances de deixar passar algumas informações importantes no processo de atualização.
Além disso, com o site integrado ao sistema imobiliário, sua empresa garante maior competitividade, devido à agilidade de entrega das informações.
Quando a negociação de um imóvel é registrada no CRM imobiliário, sua retirada do site e de portais de imóveis é instantânea.
O mesmo acontece com os leads cadastrados em suas landing pages, que são importados automaticamente para o sistema e encaminhados para fluxos de automação, sem necessidade de trabalho manual.
Assim, sobra tempo para que a gestão imobiliária se dedique ao planejamento estratégico do negócio e defina metas baseadas no perfil e no comportamento dos visitantes do seu site, aumentando a segurança e as chances de retorno para os investimentos em vendas e marketing.
Empresas que apostaram em um CRM imobiliário para melhorar a gestão dos negócios
Segundo dados de pesquisa encomendada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), cerca de 20% das empresas no Brasil utilizam CRM para gerenciar sua carteira de clientes.
A pesquisa foi realizada com companhias de 11 segmentos, tais como: indústrias de transformação, atividades imobiliárias e construção.
Muitas organizações de diversas áreas têm tido sucesso graças ao uso de softwares para a gestão de relacionamento com o cliente, como é o caso da Coca-Cola e do Banco do Brasil.
No setor imobiliário, empresas como a França Imobiliária, Brognoli Imóveis, Gralha Imóveis, Imaxxima Imobiliária e Ibagy Imobiliária conseguiram estabelecer melhores práticas gerenciais para a evolução da performance da equipe graças ao uso do CRM imobiliário Novo Vista.
Para o sócio-diretor Jeferson Gralha, da Gralha Imóveis, o software oferece diversas funcionalidades que podem contribuir para melhorar o desempenho do negócio:
Desde que começamos a utilizar efetivamente o sistema, foi possível criar um banco de dados rico da nossa base de clientes e prospects. Com isso, passamos a obter informações relevantes que profissionalizaram a gestão, auxiliando na melhoria de processos internos, criação de métricas e acompanhamento da evolução dos profissionais.
Ainda na visão do empresário, os principais diferenciais do Novo Vista estão associados à personalização da ferramenta para o atendimento das principais necessidades e exigências da imobiliária, a flexibilidade no atendimento de todas as demandas e a atualização constante da ferramenta para a integração com novas soluções.
Conheça outros cases de sucesso e se inspire para melhorar a gestão da sua imobiliária ou incorporadora baixando inteiramente grátis o nosso eBook Cases de sucesso de imobiliárias com o Novo Vista.
Não restam dúvidas que o uso de uma plataforma imobiliária impacta diretamente a progressão dos resultados de vendas de uma organização. Mas quais os critérios para definir qual o melhor programa para imobiliária?
Flexibilidade e personalização são características imprescindíveis em uma boa ferramenta de gestão imobiliária. O CRM imobiliário da Vista Software, por exemplo, permite que funções sejam acrescentadas ou retiradas de acordo com a necessidade da empresa.
Confira a seguir outras características do Novo Vista, o sistema para corretor de imóveis da Vista Software, e veja como ele pode mudar a dinâmica dos seus negócios.
CRM imobiliário Novo Vista: conheça algumas funcionalidades para facilitar a gestão da sua imobiliária ou incorporadora
Gráficos e relatórios para acompanhar o desempenho da imobiliária:
- estabeleça e acompanhe o funil de vendas e os veículos de captação para mensurar quanto cada mídia trouxe de prospects e clientes;
- vincule os leads gerados ao corretor responsável pelo atendimento e descubra o número de prospecções e conversões em visitas ou vendas;
Visualize os processos de forma ampla por meio de dashboards;
- estabeleça metas mensais ou anuais, para o time ou para cada corretor, acompanhe o percentual atingido e quanto falta para alcançar os objetivos. Com essa funcionalidade, você descobrirá quanto cada colaborador contribuiu com o negócio para atingir os resultados
- Relatório de adesão da ferramenta: analise a produtividade da equipe monitorando o número de vezes que seus corretores utilizaram o CRM imobiliário.
- Software customizável de acordo com os fluxos de trabalho da sua empresa.
- Lembretes: no CRM imobiliário Novo Vista, o/a diretor/a ou o/a gerente pode configurar três tipos diferentes de lembretes – imóveis desatualizados, clientes desatualizados e novos imóveis. Então, sempre que o sistema for atualizado com um novo imóvel, o corretor receberá um alerta para ter a possibilidade de avisar ao cliente que surgiu uma oportunidade de acordo com o que estava buscando.
- Publicação automática dos imóveis em mais de 80 portais imobiliários.
Descubra como a aplicação dessas e outras funcionalidades do CRM imobiliário da Vista pode otimizar a gestão da sua imobiliária lendo o artigo Além do CRM imobiliário – recursos tecnológicos para nível gerencial.
Principais recursos inovadores do CRM imobiliário Novo Vista
O Novo Vista não para de se atualizar com a finalidade de oferecer uma excelente experiência para usuários da plataforma. Conheça agora os principais recursos disponíveis nesta ferramenta.
Oferta Ativa
Faça os leads parados no seu funil de vendas avançarem por meio de estratégias mais assertivas. Para isso, registre os motivos que levaram o prospect a desistir do negócio no módulo Perda de Negócios, disponível na plataforma.
Chat
Utilize o chat integrado com seu site para atender seus clientes e captar novas vendas.
No Novo Vista, o recurso de integração com o Whatsapp permite que as interações através do site aconteçam em tempo real. Assim, gestores e corretores podem enviar informações e especificações sobre os imóveis de interesse do lead através do WhatsApp.
Controle de Chaves
Na sua imobiliária, a posse das chaves dos empreendimentos também é motivo de dor de cabeça?
Com as recorrentes visitas aos imóveis, controlar a posse das chaves é um desafio, concorda?
Conhecendo bem essa dinâmica, a Vista acrescentou o recurso de “controle de chaves” no sistema do Novo Vista. Assim, a gestão da imobiliária consegue controlar via CRM com quem estão as chaves de determinado empreendimento. Simples assim!
Contratos
Com esse recurso, você poderá gerenciar todos os contratos em operação no seu empreendimento, ao registrar os envolvidos na comercialização de determinado imóvel e os valores definidos na negociação.
Para mais informações, acesse este artigo: Guia Prático CRM imobiliário.
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Conheça a Vista Software
A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis, que há cerca de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativo, CRM, sites e integração com portais e ferramentas para imobiliárias, incorporadoras e corretores.
A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial, a fim ajudá-las a crescer em alta velocidade.
Atualmente, a Vista Software está presente em mais de 20 estados do Brasil, possui carteira com pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (Argentina e Angola são exemplos) e conta com cerca de 40.000 usuários ativos mensais.
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