Impactar os principais stakeholders da imobiliária na era digital exige uma nova postura por parte dos corretores de imóveis. Os profissionais precisam adaptar as estratégias de vendas para realizar a corretagem imobiliária de forma assertiva. Isso porque, a transformação no comportamento do consumidor modificou a forma de abordagem deste profissional com seu público-alvo. Assim como, requer um acompanhamento mais próximo e personalizado com o cliente – desde o momento em que ele está apenas buscando informações na internet até o fechamento do negócio.
Por isso, entender os diferentes perfis de consumidores, identificar como eles se comportam e, principalmente, saber quais são suas motivações ao adquirir ou vender um imóvel é fundamental para direcionar as estratégias de vendas. Isso certamente irá contribuir para que a imobiliária forneça uma experiência extraordinária em toda a sua jornada de compra.
As expectativas dos consumidores em relação às experiências digitais se tornam cada vez mais elevadas. É primordial acompanhar esse novo cenário, estabelecer um relacionamento de confiança e oferecer a melhor proposta para o cliente no momento adequado.
Cada consumidor tem suas particularidades, seus sonhos, suas necessidades. Diante disso, definir o perfil ideal de cliente é o primeiro passo para que o corretor de imóveis conheça de forma aprofundada os diferentes perfis do seu público-alvo. Nesse contexto, o papel do corretor de imóveis não se resume apenas em vender. Ele deve participar ativamente de todo o processo de venda do imóvel, incluindo desde a atração do cliente até mesmo questões contratuais e jurídicas envolvidas na corretagem imobiliária.
Nova técnica para adaptar a corretagem imobiliária à era digital
Não temos mais como fugir da era digital. As empresas que não se adaptarem acabarão ficando para trás. De acordo com a pesquisa levantada pelo portal MarketingImob, 90% das pessoas que buscam por imóveis, são originadas na internet.
Antigamente o atendimento ao cliente era feito, além de presencialmente, apenas com a ajuda de um telefone. Hoje, as formas digitais de atrair um contato interessado são inúmeras: aplicativos de mensagens, redes sociais, site, chats online, emails, portais etc.
Mas os uso de tantas ferramentas digitais pode ser um problema. Além do mais, a velocidade que precisamos responder um cliente hoje é muito maior e diferente da forma como era feita antigamente. Imagine que você pode perder uma venda por questão de minutos! É preciso ser rápido, por isso, boa parte das imobiliárias estão adotando outros meios de comunicação com o cliente. Entretanto, adotar diversos meios de comunicação digitais e não estar preparado para isso pode ser um tiro no pé.
Nesse sentido, para facilitar os processo internos, todos os trâmites envolvendo a negociação da compra e venda de um imóvel devem ser registrados e devidamente documentados em um sistema específico para imobiliária. Isso proporciona tanto ao negócio como também aos corretores maior controle e gera dados que podem subsidiar estratégias de marketing e vendas.
Para criar boas experiências dentro e fora do ambiente digital, o segredo está em adotar essa nova técnica de captação, conversão e fidelização de clientes. Isso proporciona à imobiliária e ao corretor um posicionamento mais estratégico para a conquista de novos clientes.
Já ressaltamos aqui no Blog da Vista, a importância de utilizar estratégias de marketing digital para alavancar as vendas. Mas, além disso, ainda é preciso promover um tratamento diferenciado ao cliente e acompanhar de perto todas as questões burocráticas que envolvem a corretagem imobiliária.
Portanto, para que as informações de todas as etapas do processo de compra e venda de um imóvel esteja acessível aos gestores e clientes, é imprescindível registrá-las em um CRM imobiliário. Isso irá ajudar o corretor a documentar de forma automatizada as atividades e tempo empenhados para alcançar o resultado desejado. Com auxílio dos recursos disponíveis é possível gerar relatórios, assim como otimizar a gestão e relacionamento com clientes e prospects.
O CRM surge como uma ferramenta fundamental para aqueles que desejam adaptar a gestão na era digital para vender mais e otimizar resultados do negócio a longo prazo.
E você, já está utilizando novas técnicas para adaptar sua atuação na era digital? Comente abaixo e nos conte quais táticas costuma utilizar!