O mercado imobiliário está a cada dia mais competitivo devido as inovações tecnológicas e a expansão da concorrência. Mas isso não é, necessariamente, um problema. Sabendo utilizar essa realidade de mercado ao seu favor, suas chances de êxito e destaque são exponencialmente maiores. A seguir, reunimos 4 dicas definitivas que irão te mostrar como ser um corretor de sucesso e triunfar na profissão. Confira:
Cultive uma boa reputação
Pensar apenas em engordar sua comissão não é a melhor estratégia. Coloque-se no lugar do seu cliente, seja ele quem vende, subloca, compra ou aluga (ou pretende). Procure fechar bons acordos para todos e zele pelo bom relacionamento com as pessoas, não só aqueles que negociam com você. Uma das principais fontes de clientes dos corretores de sucesso é a base de relacionamentos que eles cultivam.
Quem fica satisfeito com seu trabalho e atendimento, ou simplesmente lhe considera simpático, tenderá a te indicar para amigos, familiares e conhecidos. Além, é claro, de ficar fidelizado. Outro ponto importante é: não fazer distinção entre as pessoas! Não importa se é o zelador, o faxineiro, o banqueiro ou o médico. Seu tratamento deve ser sempre cordial com todos, indistintamente. Mais que por bom senso, todas essas pessoas poderão vir a negociar com você. Uma boa reputação é tudo!
Seja um especialista
Antes de tudo, o mínimo que será esperado de você é a familiaridade com o local que está representando ou apresentando. Fique atento à planta, às especificidades da construção, das instalações e certifique-se de estar muito bem preparado para responder qualquer pergunta sobre o lugar em questão.
Além disso, noções de arquitetura, design de interiores, engenharia e marcenaria irão transmitir uma credibilidade muito maior para os seus clientes quando você apresentar um imóvel a eles. Ser capaz de explicar o funcionamento, o estilo e as sutilezas de um ambiente é a melhor publicidade de venda que um corretor pode fazer. Para isso, leia e estude sempre!
Otimize seus resultados
Já parou para pensar em quanto tempo você pode perder e quantos clientes deixa de conquistar por simplesmente não ser possível detectar problemas e tendências sem o auxílio de uma ferramenta de gestão? O CRM (gerenciamento do relacionamento com o cliente) faz toda a diferença nos resultados finais de um negócio e em como ser um corretor de sucesso.
Com ele, você poderá analisar suas táticas de maneira minunciosa, remodulá-las estrategicamente, corrigir falhas administrativas e de abordagem, conquistar e manter clientes, sem falar de melhorar (e muito!) o ROI (Retorno Sobre o Investimento) da sua empresa (mesmo que seja autônomo).
Pense a longo prazo
Não espere uma promoção ou uma grande venda para mostrar esforços e empenho. Quem se acomoda e só age a base de incentivos imediatos passa uma impressão ruim e perde negócios e clientes para quem valoriza cada pequeno acordo e se dedica todos os dias, independente de aumentos ou gratificações a vista. Acredite, mesmo que não seja no momento em que você espera, se fizer sempre um bom trabalho, terá muito mais chances de ser reconhecido, inclusive por saber esperar.
E aí, o que achou das nossas dicas? Siga-as e veja sua carreira deslanchar! Aqui no nosso blog você pode acompanhar muito mais sobre o mercado imobiliário e sobre como ser um corretor de sucesso, não deixe de conferir!