A Zimmermann foi o primeiro cliente da Vista em São Paulo e a parceria resultou em um sistema moderno e que se unia ao propósito da empresa: vender mais e melhor.
Hoje, são 14 anos de parceria que envolvem processos mais robustos, soluções inovadoras e resultados crescentes para a imobiliária.
Neste artigo, a Vista conversa com Bruno Costa, diretor administrativo da imobiliária, que conta como a Zimmermann Imóveis implementou o pipeline de vendas e a calculadora de preços para ter processos mais eficientes e que gerassem melhores resultados na precificação de imóveis.
Confira!
Conheça a Zimmermann Imóveis
A Zimmermann Imóveis atua há mais de 25 anos exclusivamente na intermediação de compra e venda de imóveis nas Zonas Oeste e Sul e na região central de São Paulo. A empresa foi fundada em 1994 por Renato Zimmermann, um investidor do setor imobiliário que tem mais de 40 anos de experiência na área.
Para atingir o patamar em que se encontra hoje, a empresa conta com o apoio do Vista CRM em uma parceria que já dura 14 anos. As duas empresas caminham juntas em uma jornada de crescimento e potencialização de resultados com a modernização de sistemas.
Bruno Costa, diretor administrativo da imobiliária, aponta que a Zimmermann segue em constante evolução e vê na Vista a parceria ideal para essa crescente.
“A gente conhece a maior parte dos sistemas, os de mais renome do mercado, e, em termos de estrutura, o Vista CRM é o melhor. Eu sempre recomendo, já trabalhei em outras imobiliárias, com outros sistemas grandes do mercado, e, para mim, o Vista ainda é o melhor em relação aos outros”, relata Bruno.
Implementação do pipeline de vendas
Desde o último ano, a Zimmermann Imóveis vem modernizando processos e sistemas para alcançar melhores resultados.
A última alteração proposta pela imobiliária foi a implementação do pipeline de vendas.
“O objetivo foi conseguir acompanhar a jornada dos leads, o número de conversões e o aproveitamento de cada corretor, mas ainda há um processo de adaptação, principalmente para o registro de todas as visitas”, aponta Bruno.
Diferentemente de outras empresas, que buscam melhorias quando há problemas, a Zimmermann optou pela mudança quando a imobiliária estava em alta, tendo bons resultados em vendas.
“No último ano, nós tivemos um aumento no número de vendas e entendemos que é possível melhorar sempre. Hoje, nossa taxa de conversão é considerada muito boa, mas vimos a necessidade de fazer um melhor acompanhamento para crescer ainda mais”, conta Bruno.
Processo de implementação
Todo novo processo gera estranhamento. Contudo, a adaptação é um processo necessário e que deve ser encarado como essencial para um crescimento exponencial.
Inicialmente, a grande dificuldade da equipe foi por conta da cultura já estabelecida, porque com o pipeline todos os passos precisam ser registrados.
“É um trabalho diário de mostrar os benefícios dessa organização e da mudança. Além disso, é uma forma de mostrar que o uso da tecnologia e o melhor aproveitamento das funcionalidades do CRM são irreversíveis; é preciso se adaptar”, conta Bruno.
A implementação começou por volta de maio de 2023, mas já é um processo que apresenta resultados nos relatórios.
“Tem menos de seis meses que implementamos, mas já conseguimos ter uma visão geral de como está a carteira de cada corretor, em quanto tempo ele consegue fechar uma visita e também a quantidade de propostas. A partir daí, analisamos os erros, os motivos de leads que não seguem para fazer visitações”.
Necessidade de treinamento
Para melhor entender a dinâmica do pipeline de vendas, a imobiliária realizou treinamentos gerais ministrados por Renato, que oferece suporte e é focado nessas formações, especialmente para ajudar no CRM imobiliário.
“Começamos a ter alguns bate-papos com os corretores, principalmente analisando a situação dos clientes para encontrarmos soluções para os processos”, destaca Bruno.
Contudo, a imobiliária entende a necessidade de explorar melhor os treinamentos especializados e já busca melhorias nesse aspecto também.
“O foco agora é ter uma pessoa que fique exclusivamente com suporte ao acompanhamento de leads, verificando dados e oferecendo suporte aos corretores”.
Importância do pipeline de vendas para imobiliárias
O pipeline de vendas desempenha um papel crucial na gestão imobiliária e no acompanhamento do processo de venda de imóveis. Além disso, a ferramenta é uma representação visual e estruturada de todas as etapas da jornada do cliente, desde o primeiro contato até o fechamento do negócio.
Os benefícios de um pipeline bem estruturado são:
- Controle e organização de todas as oportunidades de negócio em andamento;
- Acompanhamento do processo de venda por etapas;
- Priorização de oportunidades de venda com base em diversos critérios;
- Melhor concentração de esforços nas negociações promissoras;
- Melhoria do relacionamento com os clientes;
- Atendimento eficaz e personalizado;
- Acompanhamento do desempenho individual dos corretores;
- Identificação de gargalos em processos;
- Melhor estimativa de receita para determinado período;
- Acompanhamento da taxa de conversão em tempo real;
- Melhoria da comunicação interna;
- Ferramenta adaptável para cada negócio.
Pipeline de vendas do Vista CRM
Na Vista, os clientes não apenas contam com um pipeline de vendas robusto como também têm à disposição três opções de complemento:
- Modo listagem: a imobiliária pode criar relatórios e deixá-los salvos para, periodicamente, extraí-los e acompanhá-los, tais como previsão de fechamento trimestral de um determinado corretor, por exemplo.
- Modo estatística: conta com dados, como o funil de vendas, ticket médio, ciclo médio de fechamento, taxa de conversão por etapas do funil, além da organização das visitas realizadas e de ganhos e perdas por veículo de captação.
- Dashboard: dados, como negócios em aberto, em andamento, ganhos, perdidos por período, por data de cadastro, por atendente, por equipe. Inclui também o tempo médio por etapa e outros.
Além disso, o pipeline do Vista CRM está disponível tanto na versão desktop como no aplicativo para celular, o Vista App.
Pipeline de vendas e expectativas
Como o processo na Zimmermann Imóveis ainda é relativamente recente, a meta a curto prazo é aumentar o engajamento da equipe e otimizar o uso do CRM. Existem metas financeiras e que funcionam em paralelo, mas com a ferramenta é possível fazer o máximo aproveitamento para os processos.
“A médio e longo prazo, nossa meta de conversão pode aumentar em 30%, porque a gente entende que tem muitos leads que se perdem justamente por falta de acompanhamento preciso da jornada. Esse processo bem amarrado vai ajudar muito a gestão e o aumento dos resultados. A construção do pipeline foi o melhor caminho e oferece todas as condições para alcançarmos esses resultados”, relata Bruno.
O pipeline da Vista é totalmente personalizável, pois entendemos que cada imobiliária é única e precisa de soluções que possam acompanhá-las. Assim, ao contratar, é possível estabelecer metas, estágios e demais pontos que possam beneficiar a gestão.
“O plano é usar a personalização do pipeline para acrescentar outros estágios intermediários, já implementamos três, mas a meta é chegar a cinco para otimizar ainda mais o trabalho da imobiliária”, aponta Bruno.
Zimmermann e Vista: 14 anos de uma parceria de sucesso
Fazendo um levantamento do ano de 2023, Bruno aponta que a imobiliária teve pontos bem positivos com a Vista para além da implementação do pipeline de vendas.
Com a Vista fazendo parte do Grupo Loft, foi possível escalar novos patamares.
“Com a chegada da Loft e com os novos produtos que estão sendo lançados, a Vista subiu vários degraus. A empresa deixou de oferecer CRM para empresas médias e pequenas e agora oferece toda uma perspectiva para dominar as grandes redes, com apoio dos maiores marketplaces. Tudo o que a gente vê, com as novas tecnologias e ferramentas, é muito animador, porque traz uma nova perspectiva de melhoria contínua e até de crescimento”, afirma Bruno.
Um dos pontos em que a Zimmermann se beneficiou foi a integração dos anúncios com o marketplace da Loft. Antes, o processo era feito de forma terceirizada, e, hoje, é tudo diretamente pelo CRM, o que otimiza o trabalho e dá mais agilidade para os processos.
“Implementamos um piloto na Loft que é a sincronização dos anúncios com a Loft. Hoje, eu publico um imóvel no Vista CRM e tenho, em tempo real, o status, se está publicado ou não e se é duplicado. Isso ajuda muito a visão da carteira e já temos 40% desses imóveis na Loft, o que é um número bem expressivo e que ajuda a imobiliária”, conta Bruno.
Calculadora de preços e a precisão nas negociações
A Calculadora de Preços Loft oferece suporte significativo aos corretores na precificação de imóveis. Com base em dados reais do mercado imobiliário, ela utiliza algoritmos avançados para fornecer estimativas precisas e atualizadas sobre o valor de uma propriedade específica.
Dessa forma, é possível tomar decisões embasadas, oferecer preços competitivos e alinhados com a realidade do mercado e conquistar a confiança de seus clientes.
Na Zimmermann, ela foi adotada em 2023 e ajudou bastante no trabalho dos corretores.
“Hoje, é possível entender os preços reais de mercado e oferecer negociações mais interessantes. Então, é uma ferramenta muito boa, que trouxe ganhos reais. Na hora de usar, podemos optar por gerar o laudo ou ter apenas uma prévia. A equipe recebeu muito bem, em especial o Renato Zimmermann (CEO da Zimmermann), que tem mais de 40 anos de atuação e que trabalha com investimentos. Ele já acompanha bastante sobre o tema e a operação da empresa, e ele é um fã da ferramenta, porque ela traz a realidade”, finaliza Bruno.
Leve inovação e inteligência para sua imobiliária
A Vista já impulsionou imobiliárias em todo o país, com resultados comprovados em nosso site, com depoimentos e cases de sucesso.
Assim como a Zimmermann, sua imobiliária pode modernizar processos e contar com o suporte de uma empresa que tem as melhores soluções para o setor imobiliário.
O Vista CRM é um sistema imobiliário que contribui para o aumento das vendas, melhorando a performance e permitindo alcançar as metas estabelecidas. Com ele, é possível definir estratégias de sucesso, acompanhar resultados e automatizar rotinas com a melhor solução tecnológica para corretores.