O hábito de consumo mudou com o uso abrangente da tecnologia. Essa transformação fez com que as indústrias, o comércio, os restaurantes e também os negócios imobiliários pensassem em novas formas de divulgar seus produtos para atender ao perfil deste novo cliente.
Você ainda lembra como a prospecção era realizada antes dos grandes portais?
A imobiliária investia em propagandas no rádio, na televisão ou em outdoors. Já os corretores ligavam para possíveis interessados e faziam plantões de vendas. Todas essas metodologias, embora dificultassem o cálculo do ROI dos negócios imobiliários, acabavam dando certo porque os consumidores não tinham muitas alternativas.
Hoje, o cenário é bem diferente. A tecnologia transformou o mercado imobiliário. Com buscadores como o Google, os interessados em comprar ou alugar imóveis, se informam e procuram pelo corretor. Além disso, as mídias digitais abriram um novo canal de comunicação, pois há espaço para que os consumidores tirem suas dúvidas em tempo real.
Também vale citar a reinvenção do marketing, com a produção de conteúdos relevantes sobre os negócios imobiliários e investimento em anúncios segmentados nas plataformas on-line.
Confira, neste artigo, detalhes sobre os negócios imobiliários e como a tecnologia pode ampliar seu potencial de venda e geração de demanda.
O que são negócios imobiliários?
Negócios imobiliários são transações e atividades relacionadas a propriedades e bens imóveis. Isso envolve a compra, venda, locação, desenvolvimento, gestão e investimento em propriedades, como terrenos, edifícios residenciais, comerciais e industriais. Esses negócios são importantes para a economia e abrangem uma ampla gama de atividades. Para tanto, precisam ser gerenciados com inteligência para garantir o sucesso da imobiliária.
Qual o papel da tecnologia nos negócios imobiliários?
A tecnologia desempenha um papel cada vez mais importante nos negócios imobiliários. Isso porque ela transformou (e continua transformando) a maneira como as transações são conduzidas, as propriedades são comercializadas e gerenciadas, e como os profissionais do setor atuam.
No geral, a tecnologia está tornando os negócios imobiliários mais acessíveis, eficientes e convenientes para todas as partes envolvidas, desde compradores e vendedores até corretores e investidores.
Além disso, ela está transformando a forma como as transações são realizadas e como as propriedades são gerenciadas, tornando o setor imobiliário mais adaptável às demandas do mundo moderno.
Como se preparar para atender aos novos perfis de clientes?
Uma boa prática é ficar antenado em pesquisas que mostram o que esperar do mercado imobiliário nos próximos anos. Nelas, é possível encontrar informações sobre perfis, faixa etária, busca de imóveis e expectativas. Tudo isso do ponto de vista do consumidor, do corretor e da imobiliária.
Dessa forma, o gestor imobiliário e os corretores podem concluir que, muitas vezes, os negócios imobiliários são fechados de forma concomitante a outro momento significativo da vida do cliente. Por isso, a gestão deve estar preparada para atender a expectativa do público em situações que envolvem emoção.
Outro ponto que merece destaque é que, de tempos em tempos, é preciso se adaptar aos novos perfis de clientes e o foco da vez é a geração Z (pessoas nascidas a partir de 1995). Logo, eles chegarão até você e a preparação deve começar desde já tanto para o atendimento quanto para a captação de imóveis.
Esse público dá mais valor às novas experiências e foca em um estilo de vida mais fluído e descomplicado, o que reflete diretamente na escolha dos imóveis.
De acordo com pesquisas de mercado, essa geração busca:
- moradias flexíveis, diferentes das gerações anteriores;
- imóveis que ofereçam praticidade e conforto;
- liberdade para se deslocar facilmente;
- unidades habitacionais já mobiliadas e prontas para morar.
Quais tipos de tecnologias posso utilizar em meus negócios imobiliários?
A adaptação e o apoio da tecnologia tornou-se mais que urgente para desburocratizar processos, captar público adequado aos seus objetivos e estabelecer conexões verdadeiras com seu público.
Confira, a seguir, algumas tecnologias que podem ajudar sua empresa.
Geolocalização
Os usuários que usam o celular para pagar contas aumentam a cada ano, as compras via aplicativos também só crescem e a população conectada desenvolveu o hábito de fazer busca no celular ao fechar uma compra física.
Diante de todas essas mudanças não há mais motivos para não utilizar a geolocalização para impulsionar os negócios imobiliários.
Como isso funciona na prática? Simples. Os imóveis disponíveis precisam estar com seu endereço e contato para locação ou venda no mapa. Os anúncios podem ser feitos de forma que possam ser encontrados quando o consumidor visita determinada região, seja como resultado de busca no Google ou por meio de softwares comerciais de imobiliárias.
Menos telefone mais aplicativos de mensagens
O segredo das novas formas de comunicação está em criar canais efetivos para falar com seu público. Por isso, conheça o perfil do cliente e entenda em quais plataformas eles estão.
No entanto, ao abrir várias novas formas de falar com o cliente, esteja disponível. Não há nada pior do que o consumidor entrar em contato com a imobiliária e não ter ninguém para respondê-lo. Além de perder a credibilidade, o consumidor pode simplesmente fechar a aba do seu site e abrir a do concorrente.
Plataformas digitais
As plataformas digitais surgem como aliadas para gerar clientes cada vez mais qualificados e assim aumentar a conversão no funil de vendas. Essas ferramentas podem ser mais focadas em marketing, em vendas ou no relacionamento com o cliente.
O importante é investir em planejamento e em uma tecnologia adequada, que esteja alinhada tanto à nova realidade dos negócios imobiliários quanto às necessidades dos corretores e da gestão imobiliária.
Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA)
A RV e a RA permitem que os compradores vejam propriedades de forma virtual, economizando tempo e recursos na visitação presencial. Isso é particularmente útil para investidores ou compradores que estão geograficamente distantes.
Com ela, é possível expandir negócios e alcançar um público diferenciado e focado em investimentos.
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) está sendo cada vez mais utilizada no mercado imobiliário para aprimorar a experiência do cliente e aumentar a eficiência dos negócios. Assim, uma das principais aplicações é a personalização das recomendações de propriedades com base nas preferências e necessidades individuais dos compradores, agilizando o processo de busca.
Além disso, a IA é usada para análise de dados e precificação de propriedades Com isso, ela auxilia a acelerar as transações e melhorar a transparência no mercado.
CRM imobiliário
Ter um sistema imobiliário ajuda a ter mais inteligência de negócio e acompanhar cada etapa de negociação. Mais que uma simples ferramenta, ele ajuda em todas as frentes do negócio, incluindo gestão de imóveis, de pessoas e melhoria nas taxas de conversão.
Entre os principais benefícios de usar um CRM focado no mercado imobiliário, destacam-se:
- automatização de processos: o CRM automatiza tarefas como agendamento de visitas, gestão de documentos e comunicação com clientes, tornando o processo mais eficiente e reduzindo erros humanos;
- oferece relatórios e acompanhamento de dados: análises avançadas e big data são usados para prever tendências do mercado imobiliário, ajudando a tomar decisões mais informadas e a agir de forma mais assertiva;
- ajuda na gestão de propriedades: a plataforma permite acompanhar o desempenho de seus investimentos, gerenciamento de negociações e despesas de forma mais eficiente;
- oferece aplicativo para corretores: os melhores sistemas oferecem aplicativos móveis para acessar informações em tempo real sobre propriedades e clientes, melhorando a mobilidade e a comunicação sem perder nenhum negócio.
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Todas as funcionalidades e os produtos são pensados para impulsionar sua imobiliária e ajudar sua equipe a acompanhar todos os passos dos leads.
Tecnologias Vista para ajudar sua imobiliária
- Vista CRM: ferramenta essencial para potencializar suas estratégias de relacionamento com clientes e prospects. Com uma interface intuitiva e completa, o CRM oferece uma visão detalhada de todos os contatos e das interações realizadas.
- Vista App: solução perfeita para ter mobilidade e agilidade em seu dia a dia de trabalho. Pelo aplicativo, é possível acessar as funcionalidades do Vista CRM e gerenciar seus clientes e imóveis de qualquer lugar e a qualquer momento.
- Vista Office: sistema que conta com uma série de recursos que potencializam as atividades na área de locação. Ele oferece análise de dados e relatórios completos, facilitando questões administrativas e fiscais.
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