O que não é medido não é gerenciado. Essa frase é atribuída em diferentes versões a vários administradores, como Robert Kaplan e David Norton. Já o estatístico William Edwards Deming, que também é um dos pioneiro nos estudos e aplicação de qualidade em empresas, é mais enfático: “não se gerencia o que não se mede, não se mede o que não se define e não se define o que não se entende”. Se você está se perguntando “o que essas frases de efeito tem a ver com imóveis no facebook?”, queremos que você responda com sinceridade alguns questionamentos:
- Quando você começou a divulgar os imóveis do portfólio da sua imobiliária, a postagem era feita em uma perfil ou uma página?
- Você construiu um planejamento antes de fazer anúncios de imóveis no facebook?
- Você sabia qual o objetivo desse marketing digital? Sabemos que a maioria é focado em aumentar as vendas, mas como isso é feito? Por meio de links que levam para o site, vídeos, infográficos?
- Você faz mapeamento das suas estratégias nas redes sociais para analisar o que da mais resultado?
Muitas perguntas não é mesmo? Mas se você respondeu “não” para algum dos questionamento, sentimos lhe informar que você iniciou a sua estratégia de marketing nas redes sociais como a maioria das pessoas: sem possuir total entendimento do que estava sendo feito. Como falou Deming, é necessário definir uma estratégia clara, gerenciá-la e medi-la, pois é por meio desse fluxo de trabalho que os anúncios de imóveis no Facebook podem gerar mais insights para serem aplicados e, consequentemente, gerar mais resultados para a gestão imobiliária.
7 dicas para melhorar sua estratégia de anúncio de imóveis no facebook
1. Reflita: a sua imobiliária precisa estar no Facebook?
É estranho ter que refletir sobre isso já que todo mundo está no Facebook, mas falamos outras vezes aqui no blog que a sua empresa deve estar onde o seu público-alvo está. Se seu cliente ideal utiliza mais o Instagram, por exemplo, não faz muito sentido gastar tempo e dinheiro em anúncios de imóveis no Facebook, não é mesmo? Se essa questão não ficou clara, confira o artigo: “Redes sociais que mais impactam o consumidor do mercado imobiliário brasileiro”.
2. Estabeleça metas e objetivos para suas postagens de imóveis no Facebook
Todo o planejamento precisa de metas e objetivos bem definidos para nortear as ações, independentemente de ser um plano de negócios ou planejamento de marketing digital. É necessário definir processos, colocá-los em prática e avaliar se atingiu ou não o objetivo. Qual a razão para que a sua empresa divulgue o seu portfólio de imóveis no Facebook? É aumentar o número de leads, reduzir o ciclo de vendas? Criar uma comunidade, aumentar o tráfego do seu site? É importante ressaltar, no entanto, que esses objetivos devem ser claros, ter uma estratégia própria, possíveis de serem colocados em prática e com um tempo definido de execução.
3. Monitore a concorrência
Não adianta, para uma boa estratégia de imóveis no Facebook dar certo, é preciso que o responsável pelas redes sociais seja um verdadeiro observador do que está acontecendo ao redor! É imprescindível analisar a concorrência: o que o seu concorrente faz que gera resultado? O que ele tem feito de errado? Observe principalmente as falhas, assim, a gestão imobiliária pode evitar repetir a estratégia, tirar insights para campanhas e se tornar mais competitiva no mercado imobiliário.
4. Conheça seus clientes potenciais
Nas estatísticas das páginas do Facebook é possível aprender muito sobre os prospects. Informações demográficas, faixa etária, gênero, horário de maior visita na página, entre outros. Todas essas informações podem ser utilizadas para direcionar melhor a sua estratégia de conteúdo.
5. O conteúdo certo
Até chegar neste estágio, a sua empresa já definiu seus objetivos, conheceu a concorrência e os potenciais clientes. Agora chegou o momento de definir um calendário editorial para criar bons conteúdos. Lembre-se: trabalhar com redes sociais não é apenas fazer postagens sobre o Dia Corretor, Dia do Consumidor, Dia das Mães, entre outros; tampouco falar apenas do seu portfólio de imóveis no Facebook, é necessário criar conteúdo de qualidade e relevante para o seu público-alvo.
Você pode, por exemplo, escrever textos sobre as principais dúvidas do SAC, visitar fóruns de discussão e acompanhar as notícias do mercado imobiliário. Todas essas ferramentas são úteis na hora de planejar a estratégia de conteúdo. Além disso, não se esqueça de testar novos formatos: fotos de boa qualidade, vídeos, gifs e infográficos são padrões que podem gerar bastante interação. Saia da caixa!
6. Analise as métricas
O Facebook oferece numa planilha diversos dados para serem analisados. No entanto, você não precisa mensurar todos. É importante focar nas metas que realmente estão alinhadas ao objetivo da estratégia e fuja das métricas de vaidade, ou seja, ter milhares de curtidas de pessoas que não interagem com a página, não é necessariamente bom. Observe o sentimento dos seguidores em relação aos conteúdos, comentários, entre outros. Não se esqueça de colocar todas as métricas em um relatório mensal para extrair insights para novos conteúdos.
7. Defina um orçamento para os anúncios de imóveis no Facebook
Planeje um orçamento para investir em em Facebook Ads. Por mais que a sua estratégia tenha um bom resultado, o alcance orgânico tem reduzido com o passar dos anos. Mas antes de fazer o seu primeiro anúncio, faça um curso de treinamento para acabar não perdendo dinheiro ao segmentar um público errado para a sua página. Aqui, é possível fazer um curso gratuito sobre anúncios no Facebook.
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