As redes sociais não só passaram a fazer parte da rotina de bilhões de pessoas pelo mundo, mas também nos processos de compras por parte desses usuários. No setor imobiliário, por exemplo, é comum ver consumidores usando essas plataformas para pesquisar, comprar, vender e consumir conteúdo sobre imóveis em geral. Aliás, o corretor que hoje em dia não aproveitar as mídias sociais para atrair mais clientes para a imobiliária pode estar perdendo grandes negócios.
Se você quer divulgar seus imóveis para as pessoas certas, se relacionar com os clientes e fechar futuras vendas, é melhor, então, acompanhar as dicas que separamos para corretores e imobiliárias terem uma atuação consistente nas mídias sociais. Confira:
Defina as redes sociais mais interessantes para o seu mercado
A escolha das redes sociais deve ser baseada conjuntamente no que é melhor para a sua imobiliária, os seus imóveis e aos seus clientes. Tirando à parte o Facebook, por ser a rede social mais popular do mundo e necessária para qualquer negócio em uma estratégia de marketing digital, as outras opções devem ser bem estudadas em função de suas características.
Vamos elencar essas outras principais plataformas e trazer, ao menos, uma particularidade que favoreça a presença da sua marca. Acompanhe:
- Instagram: Por valorizar o conteúdo visual, poderá exercer um papel importante para promover seus imóveis sob uma ótica mais criativa e inspiradora.
- Twitter: Interessante para compartilhar conteúdos do blog e de outras redes sociais. Muito usado pelas pessoas para se informar e trocar rápidas interações.
- YouTube: Segundo a própria rede, são mais de 1 bilhão de usuários que diariamente assistem a vídeos. Certamente você tem muito o que mostrar sobre os seus imóveis e os vídeos são uma das melhores formas para transmitir uma mensagem ao público. Por sinal, o nível de memorização e aprendizado são maiores do que outros formatos de conteúdo.
- LinkedIn: Pode ser uma alternativa interessante se você comercializa imóveis para empresas, pequenos e microempreendedores ou para aqueles clientes que estão no LinkedIn em busca de informação mais qualificada.
Use as melhores práticas para atrair mais clientes para a imobiliária
Poste conteúdos relevantes
As redes sociais não são classificados online, portanto, sua presença deve ser notada como uma página que traz conteúdos interessantes sobre o mercado de imóveis para o seu público-alvo. Produza e publique postagens que auxiliem os usuários/consumidores a solucionarem seus problemas e a terem uma melhor decisão de compra. Por ex.: “Como não deixar o seu imóvel desvalorizar” ou “Como escolher um corretor confiável”.
Não pense apenas no seu negócio
Vez ou outra é aconselhável falar da sua imobiliária e promover os seus produtos. O ideal é aplicar o famoso Princípio de Pareto, também conhecido como lei do 80/20, no qual 80% das suas postagens são de conteúdos que ajudem, eduquem e entretenham os usuários e 20% para levantar a bola do seu negócio.
Trabalhe (e muito!) com conteúdos visuais
O mercado imobiliário é um dos que possuem um maior apelo visual na pesquisa de compra. Normalmente, uma foto, um álbum ou um vídeo são os primeiros pontos de contato e de interesse do consumidor com o seu negócio. Desse modo, não poupe publicações de imagens e vídeos dos seus imóveis, desde a construção até o resultado final.
Interaja com o público
Nas redes sociais a comunicação é uma via de mão dupla, logo, participe tanto quanto os seus seguidores. Responda mensagens privadas e comentários de postagens, curta as publicações dos usuários, comente posts de clientes, enfim, tenha uma página participativa e que aja como se fosse um usuário comum. Quanto mais humanizada a imagem da sua imobiliária, melhor o relacionamento com o público. Tenha em mente que até mesmo as interações negativas devem receber algum tipo de retorno — procure entender o porquê da insatisfação da pessoa e busque a melhor solução para o problema dela.
O básico para sua imobiliária captar mais clientes nas mídias sociais parte de um conjunto de estratégias entre: conhecer as plataformas usadas, investir em conteúdo relevante ao seu público, promover conteúdo visual rico e ter páginas que dialoguem com os usuários. Essa não é a fórmula para o sucesso, pois há outros fatores importantes, como planejamento, ações promocionais e mensuração, mas certamente já será um bom começo.
E você, já utiliza as redes sociais para atrair mais clientes para a imobiliária? Os resultados têm sido satisfatórios? Compartilhe com a gente a sua experiência nos comentários!
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