A assinatura digital é um método que facilita o fechamento de contratos, sobretudo os que envolvem mais de duas partes, como é o caso de contratos de locação.
Essa forma de fechar contratos está facilitando diversos processos que costumam ser longos e cansativos.
No entanto, 63% das empresas brasileiras ainda não adotaram essa tecnologia, mesmo que a assinatura digital apresente mais benefícios do que a maneira tradicional.
Se você quer modernizar o seu negócio, aumentar a produtividade do time e otimizar custos, saiba como fazer a assinatura digital em documentos e tire todas as suas dúvidas. Boa leitura!
O que é assinatura digital?
A assinatura digital é um processo que utiliza a criptografia e a certificação digital para validar e autenticar contratos assinados de forma eletrônica.
Dessa forma, a assinatura virtual tem a mesma força de uma assinatura física, feita à mão, porém oferece mais segurança e conforto às partes envolvidas no processo.
Afinal, esse processo deixa de lado a necessidade da coleta manual de assinaturas e do transporte físico dos documentos, diminuindo a possibilidade de extravio de informações e o tempo necessário para coletar as assinaturas.

Como funciona o processo de assinatura digital?
Primeiramente, caso você queira firmar um contrato por meio da assinatura digital, você deve ter um certificado digital, que equivale à sua identidade eletrônica ou à da sua empresa, ou seja, o e-CPF ou e-CNPj.
Existem algumas autoridades certificadoras que geram essas identidades digitais após conferir os documentos necessários.
Esse certificado é essencial para a assinatura digital, pois ele irá conter todas as informações necessárias, suas ou da sua empresa, para tornar aquele contrato válido e seguro.
Não se preocupe ao fornecer os seus dados, pois eles são protegidos por um sistema de criptografia bem complexo.
Logo após gerar esse certificado digital, é recomendado que você o deixe salvo em um lugar seguro e de fácil acesso, como na Nuvem ou em um dispositivo físico de armazenamento.
Depois de gerado o certificado digital, você poderá aplicar a assinatura digital em seus documentos a partir de softwares conhecidos como assinadores digitais.
São eles que realizam o processo de assinatura dos papéis, tudo de forma on-line, garantindo assim a veracidade e autenticidade dos contratos.
Existem vários assinadores digitais na internet, de opções gratuitas a pagas, portanto você deve escolher qual melhor atende às suas necessidades e às da sua empresa.
Após escolher o seu software, basta criar sua conta, carregar o contrato que será assinado (o qual pode estar em formato .doc ou .pdf) e seguir as instruções fornecidas pelo assinador.
Confira este passo a passo em vídeo de como assinar digitalmente um documento .pdf pela plataforma BRy Cloud.
Em quais situações a assinatura digital pode ser utilizada?
Devido às suas vantagens e facilidades de implementação, várias empresas estão optando por utilizar a assinatura digital de documentos na hora de fechar contratos, ainda mais agora, durante a pandemia.
Afinal, esse tipo de assinatura torna dispensáveis os encontros físicos e permite que o acordo seja firmado entre pessoas que não estão no mesmo lugar.
Empresas de diversos setores estão adotando esse tipo de assinatura, como:
- Imobiliárias;
- Órgãos públicos;
- Empresas de prestação de serviços;
- Bancos;
- Instituições de ensino;
Assim, quase não importa qual o tipo de acordo, basta uma assinatura virtual para a relação se formalizar perante a lei.
Os três principais benefícios da assinatura digital!
Além da possibilidade de assinar os contratos sem precisar de encontros físicos, a assinatura digital também oferece outras vantagens, como:
#1 Redução de custos
Com esse tipo de assinatura, você não precisa gastar com impressão de papéis, reconhecimento de firma ou transporte de documentos.
#2 Mais segurança
Esses documentos não podem ser alterados depois de assinados, reduzindo a chance de fraudes e garantindo a autenticidade e a confidencialidade dos dados.
#3 Processo mais rápido e mais simples
Após a geração do documento on-line, a assinatura virtual pode ser feita de qualquer lugar e a qualquer momento, sem toda a burocracia tradicional, fazendo com que o processo seja acelerado.
Assinatura digital tem sido a peça-chave para imobiliárias durante a pandemia
Durante a pandemia, o contato físico precisou ser evitado ao máximo, principalmente entre pessoas do grupo de risco.
Isso fez com que o mercado imobiliário sofresse impactos econômicos logo nos primeiros meses. No entanto, aquelas empresas que possuíam mínima estrutura digital conseguiram sair na frente, fazendo uso de tecnologias como tours virtuais, e-commerce e, claro, assinaturas sem a necessidade de presença física para um processo de vendas totalmente digital.
Por isso, não é pretensioso dizer que a assinatura digital se tornou peça-chave para sobreviver durante a pandemia.
Na verdade, mais do que isso, a assinatura digital acelerou a digitalização das empresas. Garantimos: essa mudança não é passageira e promete ser o futuro das imobiliárias.
Assinatura digital x assinatura eletrônica: conheça as principais diferenças!
A confusão entre assinatura digital e assinatura eletrônica é comum e normal, afinal, ambas são realizadas virtualmente.
Porém, existe uma diferença primordial entre os dois tipos de assinatura: a (não) utilização do certificado digital.
Como vimos, para a assinatura digital, é indispensável que haja o certificado digital como forma de garantir segurança e veracidade ao contrato.
Em contrapartida, para uma assinatura eletrônica esse instrumento é dispensável.
Contudo, isso não significa que a assinatura eletrônica não seja confiável, pois ela utiliza uma série de informações que servirão para comprovar sua autenticidade, como o endereço IP e até mesmo uma assinatura manuscrita.
Portanto, a escolha do tipo de assinatura dependerá muito das partes e de suas necessidades – ou, caso prefiram, o contrato pode ter a assinatura híbrida, que conta tanto com a assinatura digital quanto com a assinatura eletrônica.
E então, a sua imobiliária está pronta para a transformação digital?
Até a próxima!
Gostou da leitura? Então estes outros conteúdos podem interessar:
- Imobiliária digital: as principais vantagens e as melhores dicas para montar a sua
- TikTok para imobiliárias: dicas e estratégias para vender imóveis
- Garantia locatícia: saiba o que é, quais os tipos e como escolher
Conheça a Vista
A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há cerca de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.
A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.
Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem carteira com pouco mais de 1 mil clientes nacionais e internacionais (da Argentina e de Angola, por exemplo) e conta com cerca de 40 mil usuários ativos mensais.
Sua imobiliária está preparada para modernizar os negócios por meio da tecnologia?
Faça o teste gratuito do Vista CRM ou consulte os nossos planos e preços agora mesmo!