O setor imobiliário, embora repleto de oportunidades, pode enfrentar desafios complexos na gestão eficaz de informações, clientes e transações. A boa captação de imóveis, o acompanhamento de leads e a necessidade de oferecer um atendimento personalizado podem causar sobrecarga, resultando em perda de negócios e eficiência reduzida.
Contudo, em meio a tantos obstáculos, surge uma solução que transformou a forma como as empresas do setor operam: o CRM para imobiliária. Ao adotar um sistema projetado especificamente para este setor, é possível alcançar níveis mais altos de eficiência, atendimento ao cliente e crescimento.
Confira, neste artigo, o que é o CRM para imobiliária, os benefícios de adotá-lo na empresa e como a Vista pode oferecer recursos para aprimorar seu trabalho no mercado imobiliário.
O que é CRM para imobiliária?
CRM ou Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente) é uma ferramenta tecnológica fundamental para imobiliárias que desejam aprimorar suas estratégias de vendas e atendimento ao cliente.
Esse software centraliza informações cruciais sobre leads, clientes e propriedades, permitindo uma gestão mais eficiente de todos os aspectos do negócio imobiliário.
Dessa forma, o CRM para imobiliária é um sistema de gestão que pode ajudar empresas que desejam administrar carteiras de imóveis e ter inteligência de negócio em todas as etapas.
Por que as imobiliárias devem contar com um sistema imobiliário?
Contratar um sistema imobiliário contribui para o aumento das taxas de conversão e torna o relacionamento com os clientes mais eficaz. Além disso, facilita o cálculo do ROI e o controle dos imóveis disponíveis para locação ou venda.
Dessa forma, não há dúvidas de que a tecnologia gera novos negócios imobiliários.
Benefícios para a gestão do negócio
- Gestão eficiente de leads e clientes
- Automação de tarefas e follow-ups
- Atendimento personalizado e ágil
- Análise de dados para insights estratégicos
- Acompanhamento detalhado do ciclo de vendas
- Melhoria na segmentação de público-alvo
- Otimização das estratégias de vendas
- Maior colaboração entre equipes
- Redução de retrabalho e erros
- Fidelização de clientes e geração de recomendações
Qual é o melhor CRM imobiliário do mercado?
O melhor CRM imobiliário é aquele que oferece uma combinação de funcionalidades específicas, como gestão eficiente de leads e clientes, automação de processos, integração com ferramentas imobiliárias, análises de dados relevantes e muito mais.
Além disso, um bom CRM imobiliário deve ser escalável, adaptável às necessidades em constante mudança do setor. Dessa forma, o sistema ajuda a proporcionar um retorno claro sobre o investimento, otimizando as operações e aumentando a produtividade das equipes de vendas.
Por que contratar o Vista CRM?
O Vista CRM é uma solução idealizada para atender às necessidades do mercado imobiliário. O recurso potencializa a gestão das empresas e otimiza diversas tarefas da rotina da sua equipe, além de melhorar o relacionamento com o seu cliente.
O CRM da Vista ainda facilita o gerenciamento da imobiliária, principalmente por conta do acesso a indicadores importantes. Desse jeito, os gestores conseguem tomar decisões baseadas em dados, com maior assertividade, e a performance de vendas também melhora.
5 recursos do CRM para imobiliária da Vista que facilitam a gestão
Com uma gama de recursos projetados especificamente para atender às necessidades do setor, a Vista oferece soluções que simplificam e aprimoram a gestão de imobiliárias.
Descubra, a seguir, como o CRM para imobiliária da Vista está revolucionando a gestão no mercado imobiliário com cinco recursos importantes.
Relatórios
Os relatórios são essenciais para as tomadas de decisão da gestão imobiliária. Eles podem mostrar a listagem de imóveis por qualquer critério, como os cadastrados no período ou por tipo, número de prospecção por corretor e veículo de captação.
Assim, é possível extrair resultados cruzando os clientes com o veículo de captação que originou o contato e também os atendimentos desatualizados vinculados ao corretor. Essas informações contribuem para analisar se é melhor investir em anúncios em jornais, mídias sociais ou portais imobiliários.
Outro ponto que merece destaque é que o Vista CRM exibe um relatório de adesão da ferramenta. A funcionalidade é fundamental para a implementação do sistema, mas também analisa a produtividade da equipe, já que apresenta quantas vezes os corretores utilizaram o CRM imobiliário, e quanto maior for essa adesão, melhores serão os resultados.
Lembretes
O Vista CRM oferece três tipos diferentes de lembretes: imóveis desatualizados, clientes desatualizados e novos imóveis para seus clientes.
Como eles funcionam na prática? O ideal é que o corretor imobiliário mantenha contato com o cliente que está atendendo frequentemente, e se esse contato não é feito depois de alguns dias, o cliente entra automaticamente para a lista de desatualização no dashboard do gestor.
Nela, o diretor ou o gerente consegue identificar quem são essas pessoas e qual corretor está encarregado do processo de venda. Assim, pode dar continuidade ao atendimento ou encaminhar a outro profissional. É importante ressaltar, no entanto, que a própria gestão estabelece o prazo mínimo para receber o lembrete de desatualização.
Também é possível cadastrar os tipos de casas ou apartamentos que os clientes desejam. Sempre que o Vista CRM for atualizado com algum imóvel, cruzará essas informações e emitirá um lembrete para que o cliente seja avisado do surgimento do imóvel de acordo com a sua preferência.
Os lembretes são essenciais para a gestão eficaz de atendimento aos clientes. Dessa forma, o corretor de imóveis consegue ter acesso às pessoas que não mantêm contato há algum tempo, e a gestão, um panorama de toda a equipe.
Performance
Por meio dessa ferramenta, a gestão pode personalizar o objetivo mensal ou anual das vendas. Assim, configuram-se os veículos onde há investimento, além de manter atualizado o percentual atingido e o que falta para alcançar a meta.
E não são apenas o diretor e o gerente que podem configurar os objetivos. Os corretores também conseguem estabelecer um valor mensal para si e trabalhar para atingi-lo.
Essa funcionalidade do Vista CRM permite que o corretor saiba qual foi a sua contribuição para os resultados da empresa.
Gráficos
A performance dos gráficos podem mostrar o desempenho do funil de vendas e veículos de captação, ou seja, quanto cada mídia trouxe de prospects e clientes. Ao clicar na figura, é possível identificar quais clientes foram captados e em que etapa do funil eles se encontram. Essas pessoas também podem ser vinculadas ao corretor responsável pelo atendimento.
Assim, o gestor consegue visualizar, por exemplo, o número de prospecções e quantas foram convertidas em visitas ou vendas. Se um corretor tem muita prospecção e pouco fechamento, a imobiliária pode planejar treinamentos para ajudá-lo a melhorar seus resultados.
Outro ponto que merece destaque é que as imobiliárias aplicam bastante recurso em marketing, mas, muitas vezes, não têm um controle do retorno desse investimento. O Vista CRM consegue identificar quais mídias geram mais prospecção, visita, proposta e fechamento.
O gráfico é essencial para tornar o marketing imobiliário mais assertivo, já que a gestão pode aumentar o investimento no veículo que converte em mais visitas, por exemplo.
Ranking
O ranking nada mais é do que uma série de registros coletados e organizados em listas com o objetivo de motivar os corretores. Como um dos diferenciais do CRM para imobiliária da Vista é a flexibilidade, aqui também é a gestão quem decide quais critérios serão analisados, quais pesos serão estabelecidos para cada um deles e qual será o período da análise.
Alguns exemplos de ranking são: captação de imóveis, prospecção, visitas, placas de exclusividade, entre outros.
A gestão pode inclusive oferecer comissão ou outros benefícios para estimular ainda mais a equipe. Veja abaixo como montar uma pontuação para os corretores:
- Até mil pontos – Categoria Júnior
- 1-3 mil – Master
- Mais de 5 mil – Sênior
Uma boa prática é oferecer reforço positivo sempre que um corretor passar de uma categoria para a outra. Os resultados com certeza serão sentidos no funil de vendas. Experimente!
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