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Como resgatar oportunidades com clientes em 5 passos

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Mais difícil do que captar um cliente em potencial, é reconquistar um — a pessoa já conhece o serviço e, mesmo assim, resolveu deixar de fazer negócio com você. Nesses casos, não há outro jeito. É preciso encontrar as falhas, estudá-las e buscar soluções para melhorar.

O sucesso do corretor de imóveis é calcado sobretudo na confiança. É ela que propicia a fidelização e as desejadas indicações. Logo, é fundamental fazer com que o cliente confie nas suas palavras — demonstrando que está apto para otimizar o serviço prestado.

Para te ajudar nessa árdua jornada, preparamos um passo a passo com 5 dicas para resgatar oportunidades com clientes. Preparado? Vamos lá!

Quais clientes você perdeu?

Corra atrás de todas as informações que tiver sobre as pessoas que deixaram a sua carteira de clientes. Estude os nomes, verifique os contatos, o tipo de serviço prestado e veja quais valem realmente à pena reconquistar. Isso é especialmente importante porque existem clientes que não rendem boas vendas.

A dica é elaborar uma lista de prioridades. No entanto, isso não quer dizer que você tenha que tratar um cliente melhor do que o outro. Até porque aquele que lhe rende apenas um real por venda pode falar bem do seu serviço para um amigo que irá lhe render muito mais, por exemplo.

Descubra por que perdeu o cliente

O segundo passo para resgatar o cliente é descobrir com exatidão qual o motivo para ele ter deixado a negociação. Esta é a melhor maneira de evitar tiros no escuro. Você descarta uma série de possibilidades e consegue focar justamente nos pontos de fragilidade, criando estratégias assertivas para revertê-las.

As justificativas podem ser diversas: preço alto, atendimento de má qualidade e descaso são as mais recorrentes, mas há um leque enorme de motivos além desses. Quanto mais refinada for a sua pesquisa sobre as razões determinantes para a desistência do cliente, mais fácil será solucionar o problema.

Mas não faça isso apenas quando perder um comprador. É saudável e mais eficaz propor um questionário de satisfação inclusive com seus atuais clientes. Afinal, prevenir é sempre melhor do que remediar!

Não cometa os mesmos erros

A partir do momento em que você tem ciência sobre as insatisfações ou razões para a desistência do seu cliente, procure criar estratégias de atuação mais eficientes e que garantam que as falhas cometidas não se repitam.

Lembre-se de que o ajuste deve ser feito antes de contatar a pessoa. Arrume a casa primeiro. Convide os amigos depois. Essa é a ordem natural, certo?

Entre em contato com os clientes

Agora que você está devidamente preparado, entre em contato com o cliente em questão mais uma vez. Pergunte sobre as razões para ele tê-lo deixado. Assim que ouvir a resposta, mostre que entendeu a crítica e comprove que solucionou o problema.

É essencial demonstrar humildade e compreensão mesmo em caso de resposta negativa. O importante é provar que você realmente deu atenção à pessoa e viu-se interessado a melhorar seus serviços.

Você pode até ter perdido momentaneamente ou definitivamente tal cliente. Entretanto, provavelmente pode ganhar algumas indicações como recompensa por ter demonstrado que se importa com ele e com o que ele pensa sobre o seu serviço.

Invista em um sistema CRM

CRM é a sigla para Customer Relationship Management — em tradução livre, Gestão do Relacionamento com o Cliente. É um software intuitivo e didático, capaz de organizar e documentar cada etapa do seu processo de vendas.

Ele permite o armazenamento de dados dos clientes, informações sobre a venda dos imóveis, pesquisas de satisfação, datas de encontros, automatiza campanhas de e-mail marketing, entre outras possibilidades.

Outra grande vantagem do CRM é que ele analisa esses processos separadamente, criando uma pasta de dados para cada pessoa. Assim, sempre que você precisar, pode ter acesso a um relatório completo sobre cada cliente.

Ou seja, é uma ótima ferramenta para gerenciar o seu relacionamento com a clientela e preparando-o melhor para resgatar oportunidades com eles.

Então, o que achou? Está preparado para seguir esses passos? Para mais dicas sobre o mercado imobiliário, curta a nossa página no Facebook!

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