Quem deseja empreender e investir no ramo imobiliário deve estar atento às novidades, às tendências e à estabilidade do mercado para entender qual rumo seguir. Embora seja um setor competitivo, as novas oportunidades surgem a todo momento para ajudar gestores e corretores a ter grandes diferenciais para oferecer aos clientes.
Por isso, quem deseja se aprimorar para 2023 deve começar a mapear essas inovações e possibilidades de atuação hoje mesmo.
Para ajudar você, a Vista preparou este artigo mostrando como funciona o mercado imobiliário, as tecnologias existentes e as melhores soluções para obter bons resultados nesse que é um dos setores mais promissores do mercado. Confira!
Como funciona o setor imobiliário?
O mercado imobiliário é uma área promissora e que funciona em fases e ciclos de crescimento. Para entender melhor, separamos quatro delas e suas respectivas definições:
- Fase de recuperação: quando há um aumento da procura por imóveis vagos, o que equilibra a oferta e a demanda. Aqui, os valores ficam estáveis e podem até mesmo subir, como no caso dos aluguéis;
- Fase da expansão: a demanda cresce e supera a oferta, quando surgem novos empreendimentos em construção no ramo imobiliário, o que aumenta o estoque de imóveis na prática;
- Fase da sobreoferta: quando o estoque dos imóveis cresceu e o mercado não consegue absorver, o que diminui o número de novas construções;
- Fase de recessão: quando o cenário é de oferta maior que a demanda, há diminuição dos investimentos em construção civil e ideal para compra ou negociação de aluguéis.
Assim, para saber sobre o futuro do mercado imobiliário, é preciso entender esses ciclos de crescimento para saber quando e como investir. São essas fases que ditam o ritmo do setor e que mapeiam as ações a ser tomadas.
Como está o ramo imobiliário hoje e quais são as expectativas para 2023?
Um levantamento feito pela Brain Inteligência Estratégica em conjunto com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) mostra que 55% dos empresários no ramo imobiliário acreditam que as metas de vendas no ano de 2022 estiveram de acordo ou acima do previsto.
Os lançamentos de imóveis aumentaram 3% no mercado imobiliário hoje se comparado ao ano anterior, e 62% dos empresários também creem que o setor irá crescer ainda mais em 2023.
Com a saída do cenário de pandemia e a retomada da economia, a tendência é que o mercado imobiliário mantenha-se aquecido – e com números animadores para 2023.Além disso, os novos hábitos de consumo e as tendências inovadoras devem chegar para atender às demandas do mercado e de públicos diferentes, com modernidade, sustentabilidade e projetos pensados com o apoio da tecnologia.
Mercado imobiliário: como estudar e conseguir as melhores oportunidades?
Com todos esses dados, as imobiliárias precisam preparar uma equipe completa para ter sucesso no mercado.
Ou seja, cada peça do time precisa se complementar dentro de uma equipe diversa, com características únicas e habilidades profissionais capazes de desempenhar sua função com excelência.
Além disso, para acompanhar a dinâmica do setor, é fundamental usar boas técnicas de vendas e de captação de imóveis. Assim, a carteira de produtos deve ser variada, atender a diversos perfis para aumentar as vendas e usar recursos para melhorar os resultados, como o auxílio da tecnologia.
Afinal, automatizar as tarefas da equipe e otimizar processos rotineiros deixa a equipe livre para buscar a qualificação de oportunidades.
Esse time entrega leads preparados para fechar negócio com os corretores.
Principais tendências para o mercado imobiliário em 2023
Embora o time de colaboradores seja essencial para o sucesso imobiliário, é preciso ir além. O gestor imobiliário precisa estar atento às tendências e novidades para ter bons resultados e aproveitar todas as oportunidades que surgem.
Assim, confira quais são as tendências do mercado imobiliário e o que esperar em 2023 após as mudanças e as novidades dos últimos anos.
Vendas on-line
O aumento das vendas de imóveis on-line já é uma realidade nos últimos anos. Os clientes perderam o medo de comprar pela internet porque estão mais conectados e buscam por informações de empreendimentos pelo Google.
Portanto, as imobiliárias devem estar atentas a esse novo tipo de comportamento e oferecer facilidades com apenas alguns cliques do usuário em seu site, além de anunciar seus imóveis em diversos portais imobiliários.
Assim, deve-se usar todos os recursos disponíveis para facilitar o acesso aos imóveis, promover as vendas e estabelecer um atendimento personalizado para atuar desde a atração do cliente até a conversão.
Tour virtual
A possibilidade de fazer um tour virtual pelos imóveis anunciados otimiza o tempo de visita para clientes atarefados ou que não residem naquela cidade.
Assim, essa é uma ótima oportunidade para atrair pessoas que, até o momento, não estão no seu radar para fechar negócios.
É um investimento baixo, que não requer tantos aparatos tecnológicos e que pode ser facilmente implementado para imobiliárias e corretores de imóveis.
Obras inteligentes e sustentáveis
Os empreendimentos sustentáveis também são uma tendência no mercado imobiliário. Por meio de projetos que utilizam energia limpa e renovável, é possível oferecer soluções inteligentes para diminuir o impacto ao meio ambiente.
Além disso, são boas escolhas por diminuir gastos mensais com energia elétrica, que pode ser um ponto relevante na vida dos consumidores.
Apartamentos e casas inteligentes
As casas inteligentes não são apenas para pessoas com poder aquisitivo mais alto. Essas tecnologias ganham cada vez mais espaço no mercado e são consideradas uma tendência para os próximos anos.
Hoje em dia, a partir de aparelhos hiperconectados, é possível gerenciar iluminação e aparelhos domésticos por comando de voz ou em poucos cliques direto do celular.
O investimento está no radar de muitos clientes e ajudam não apenas a otimizar as tarefas do dia a dia, mas também operam na economia energética.
Infraestrutura para o trabalho e o lazer
Os reflexos da pandemia no ramo imobiliário ainda existem e um deles é a busca por espaços com infraestrutura para o trabalho e o lazer.
Com modelos home office e híbridos de trabalho, imóveis com espaço de coworking ou escritórios dentro do próprio apartamento têm maior potencial para atrair clientes.
Além disso, o investimento em locais com lazer, como parques, praças, piscinas e academia, atendem a esse novo perfil, que passa mais tempo em casa e procura por qualidade de vida.
Processos imobiliários mais tecnológicos e menos burocráticos
Imobiliárias que optam por processos tecnológicos conseguem diminuir a burocracia na hora de atender os clientes, como é o caso da assinatura digital de um contrato. Quanto mais facilitado for, melhor será a visão dos consumidores frente aos serviços oferecidos.
A realidade de fazer negócios no mercado imobiliário foi modificada e é preciso que a imobiliária esteja presente on-line, com recursos de automação que ajudem tanto a empresa quanto o usuário.
Atendimento personalizado
A tecnologia também é decisiva para oferecer um atendimento de qualidade e personalizado.
O chatbot, por exemplo, é um recurso de atendimento que simula a conversação humana por meio da inteligência artificial.
O processo permite que a imobiliária responda a questões básicas sem esforço de um atendente da sua equipe, permitindo que apenas clientes com dúvidas mais complexas cheguem ao time de vendas.
Isso ajuda a otimizar tempo e a promover um atendimento de qualidade e mais focado para quem está mais perto de fechar negócio.
Use a tecnologia a favor de sua imobiliária
Para 2023, a tecnologia tende a se tornar cada vez mais essencial para a imobiliária, desburocratizando processos e potencializando resultados.
Entenda, a seguir, quais recursos devem ser utilizados para buscar sempre facilitar e inovar a gestão do negócio.
Chatbot
O chatbot é um assistente virtual com a vantagem de desafogar a equipe de atendimento, respondendo a perguntas básicas de seus consumidores e entregando contatos completos para o time.
Ele é um software que conversa simulando respostas humanas com o uso da inteligência artificial, aumentando a produtividade dos colaboradores e a satisfação do usuário com um atendimento rápido.
CRM imobiliário
O CRM imobiliário é um recurso fundamental para potencializar as vendas no ramo imobiliário.
Isso porque essa ferramenta tecnológica é capaz de melhorar o relacionamento com o cliente, promover ganho de tempo e aumentar as taxas de conversão.
Com o auxílio dessa plataforma, é possível saber em qual etapa do funil de vendas o usuário está, otimizar ações estratégias, aperfeiçoar a gestão imobiliária com um sistema atualizado e identificar gargalos que atrapalham os resultados.
Use o CRM para fazer uma gestão completa do negócio e da equipe e traçar estratégias para vender mais imóveis.
Site e redes sociais
Aproveite todo o potencial da internet e seus avanços tecnológicos anunciando os imóveis em seu site, nos portais e nas redes sociais.
Assim, por meio de anúncios, é possível segmentar seu público-alvo, divulgar os imóveis em plataformas importantes e fazer descrições de qualidade para atrair clientes realmente interessados nos produtos que você oferece.
Sistemas integrados
As integrações entre sistemas proporcionam à imobiliária diversos recursos para otimizar as soluções e o tempo da equipe de vendas.
Use as informações do banco de dados e faça a integração com ferramentas que agilizam os serviços da empresa e trazem uma experiência única ao usuário, sem falhas de comunicação e com o aumento da produtividade na equipe.
Aplicativos para celular
Esse recurso também traz agilidade com dados atualizados e sincronizados em tempo real.
Logo, o uso de aplicativos entre corretores e gestores de uma imobiliária elimina a dependência de sistemas ou bancos de dados presos em um desktop.
O app moderniza a empresa e se encaixa na rotina corrida de agendamentos e visitas do corretor.
Conheça a Vista
Todos os recursos que você encontrou aqui e que podem ajudar muito em 2023 são disponibilizados pela Vista.
O Vista CRM é o sistema mais completo do mercado, controlando os dados dos usuários, proporcionando relatórios customizados para a gestão e dividindo as etapas do funil de vendas, entre outras funcionalidades essenciais para acabar com gargalos nos processos diários.
A visualização das informações é realizada de forma fácil, e a integração com portais e sistemas otimiza o tempo da gestão e dos corretores.
Gerencie todas as suas informações em um só lugar, com suporte personalizado e equipe de consultores sempre à sua disposição para ajudar você a vender mais e melhor!
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