O mercado imobiliário passa por mudanças frequentes e uma das principais causas é a forma de consumo dos clientes. É preciso estar em constante atualização para não perder boas oportunidades.
Essa não é uma tarefa fácil, mas, com tecnologias inovadoras, é possível se destacar e ultrapassar desafios desse setor tão competitivo.
Foi nesse caminho que a Imobiliária Biguaçu seguiu. Hoje, a empresa que tem cerca de 40 colaboradores comemora números expressivos: 60% a mais de leads e aumento de 800% em visitas mensais no site por meio de tráfego orgânico. Isso foi possível com a mudança de estratégia e o apoio do Vista CRM para modernizar os processos.
Confira mais sobre esse case de sucesso e entenda por que a Vista é a melhor plataforma para a gestão da sua imobiliária.
Conheça a história da Imobiliária Biguaçu
A Imobiliária Biguaçu foi fundada em 1986 por Carlos Fernandes de Alcântara Junior, que na época tinha apenas 19 anos de idade e já idealizava o progresso e o desenvolvimento para a cidade catarinense.
Como Biguaçu é uma cidade na região metropolitana de Florianópolis, sempre houve um potencial de investimento. Vendo o potencial do mercado de construção civil em ascensão no município, Carlos começou a investir em locação e venda de imóveis.
Em 2001, nasceu a primeira sede própria, e nessa fase, a empresa já mostrava sinais de constante evolução.
Hoje, mais de duas décadas depois, a estrutura da imobiliária é bem maior, com colaboradores e corretores de imóveis que trabalham na área de locação e venda. A empresa é sinônimo de credibilidade, qualidade e segurança em cada serviço – tudo para oferecer a melhor experiência aos clientes.
Com toda a experiência no mercado, a Imobiliária se destaca na cidade catarinense com seus imóveis prontos, em construção, na planta e usados, todos à sua disposição com variadas faixas de valores, bairros e dimensões e atende em toda grande Florianópolis.
A Imobiliária Biguaçu precisava modernizar alguns processos, que ainda eram manuais.
Diferentemente de outras imobiliárias, a Biguaçu já usava CRM imobiliário integrado ao site, ERP e outras ferramentas dentro da empresa. Contudo, apesar de a tecnologia estar presente, os processos ainda não eram automatizados.
Os colaboradores usavam o CRM apenas para o cadastro de imóveis no site. Nenhuma das funcionalidades de compartilhamento, atualização em tempo real e análise de métricas fazia parte da rotina da imobiliária.
Ou seja, era tudo feito manualmente, sem que o CRM fizesse parte da estratégia do time de vendas e dos corretores.
Vendo a necessidade ter maior controle e fazer o gerenciamento mais assertivo de todo o processo, a imobiliária resolveu apostar em todas as funcionalidades do Vista CRM e tornar os processos inteligentes e automatizados.
Com o Vista CRM foi possível controlar melhor a gestão da imobiliária
A partir do momento em que a Imobiliária Biguaçu começou a aproveitar todos os recursos do Vista CRM, a gestão da equipe e de clientes adquiriu um aspecto mais focado em estratégia de vendas.
Antes, as informações da imobiliária e de seus clientes não eram disponibilizadas em tempo real e os dados de vendas só eram lançados no sistema no fim do mês. Isso gerava um conflito no gerenciamento, visto que era impossível analisar como se comportavam os leads e coletar resultados precisos durante a jornada de compra.
A transição do manual foi uma revolução que abriu muitas portas para a automatização de processos dentro da própria imobiliária. Tudo isso foi possível por meio do treinamento do time de vendas e dos corretores, observa Leonardo Ramos Head de Marketing da imobiliária.
Foram 6 meses até a operação rodar de fato totalmente automatizada e já no início do segundo semestre de 2022 foi possível analisar profundamente os dados dos primeiros meses do presente ano.
Nesse meio tempo, houve questionamentos e dúvidas, comuns em todos os processos de mudanças em uma organização.
No entanto, a partir do momento em que os primeiros resultados começaram a aparecer, a motivação tem sido cada vez maior, e a equipe está preparada para colher todos os frutos que a tecnologia no setor imobiliário pode proporcionar.
Após implantação do Vista CRM, a imobiliária otimizou o contato com o lead
Quando o Vista CRM apareceu com o pipeline e a pré-venda integrada, o lead passou a ser atendido em até 5 minutos no horário comercial e o relacionamento foi estreitado com o atendimento do pré-vendas, antes de passar o bastão ao corretor.
Já as integrações com o Vista CRM fizeram com que a Imobiliária Biguaçu conseguisse trabalhar com cerca de 9 ferramentas diferentes sincronizadas ao Vista e aproveitar todos os recursos dentro de forma inteligente.
Ou seja, a empresa tem uma gestão completa e a liberdade de utilizar ferramentas de parceiros e de basicamente todos os portais imobiliários do mercado para atingir os melhores resultados – recursos que a Vista se orgulha de oferecer aos clientes.
Depois da mudança, os leads passados aos corretores, são sempre qualificados. O time de vendas passou a agir de forma estratégica, filtrando as oportunidades e repassando ao corretor.
E o resultado não poderia ser melhor: em 6 meses, a mudança na gestão resultou em ganhos para os corretores, para a área de pré-venda e na apresentação de imóveis dentro do site.
Analisando esse antes e depois, o crescimento no número de leads chegou a 60% em apenas um mês.
O Customer Success da Vista fez toda a diferença na implementação de melhorias
A Imobiliária Biguaçu trabalha diretamente com a Vista no setor de Customer Success, o que faz toda a diferença na velocidade da resolução de problemas.
Nossa visão holística do processo permite ajudar a imobiliária em todas as estratégias. Além disso, pensamos juntos nas melhorias que o programa pode trazer e nas adaptações para integrar com ferramentas utilizadas da melhor forma.
Um dos grandes exemplos foi quando a Imobiliária Biguaçu trabalhou com um chatbot que precisou de certos ajustes para se comunicar com o site e o CRM. Sabe-se que o processo é complicado e exige uma série de configurações específicas para funcionar bem com o site e demais ferramentas.
Nesse processo, o time de customer success da Vista sempre esteve pronto para ajudar a empresa a resolver essas questões, inclusive fazendo contato com a empresa responsável pelo chatbot.
O mesmo vale para quando algum cliente quer integrar com alguma ferramenta específica e ela ainda não é parceira da empresa. Nosso foco é facilitar a operação dos nossos clientes para que os consumidores finais estejam sempre satisfeitos com o que lhes é oferecido.
Resultados da parceria entre a Vista e a Imobiliária Biguaçu
Ao longo da implementação da gestão automatizada do nosso sistema, a Imobiliária Biguaçu ganhou processos internos muito mais organizados por causa do uso completo do Vista CRM.
Essa organização trouxe visibilidade orgânica no maior buscador da internet com o tratamento de todos os títulos, SEO local com a integração com o Google Maps, apresentação de bairros, cidades, campos, descrições e filtros como “pet friendly” e “imóveis com acessibilidade” foram adicionados ao portal, quando são setados no Vista.
Resultado: em apenas 6 meses, o número de visitantes, que antes era de 800 a 1.200 por mês no site, chegou a 8.600 acessos mensais.
Como o trabalho feito com o Vista CRM e o Vista Site tem o objetivo de melhorar a visibilidade nos portais e para o Google, aumentar o número de visitas também levou ao aumento do número de propostas e, consequentemente, ao fechamento de contratos.
Em um levantamento feito pela Imobiliária Biguaçu, após a mudança, a empresa bateu a marca de 300 leads em um mês, computando um aumento de 60% no número de potenciais clientes.
Conheça Vista CRM
A Imobiliária Biguaçu foi mais um case de sucesso que a Vista tem orgulho de mostrar aos nossos clientes e donos de imobiliária que precisam automatizar processos e otimizar a gestão como um todo.
Por meio do Vista CRM, é possível rever padrões que não dão resultados e estabelecer metas rumo ao crescimento do seu negócio. Conheça agora como nossa empresa pode ajudar a sua imobiliária a atingir melhores resultados!
Funcionalidades
O Vista CRM vai além dos recursos fundamentais que um CRM precisa ter.
Nossa ferramenta gerencia indicadores de performance, organiza etapas, separa processos de venda e locação no software e permite ao gestor acompanhar de perto as taxas de conversão.
Além disso, o Vista CRM organiza um funil de vendas para que os corretores não recebam leads frios e saibam o momento certo de atuar, inclusive com o agendamento de visitas integradas à agenda on-line dos corretores.
A otimização da gestão de equipes é outro ponto importante para encontrar clareza e as melhores estratégias, aumentando o desempenho de corretores que aproveitam as oportunidades identificadas.
Diferenciais
Um dos grandes diferenciais da Vista é a integração com outros sistemas já utilizados pelas imobiliárias, mais de 100 portais imobiliários e canais diversos.
Além disso, com o monitoramento de métricas é possível ter acesso a grande quantidade de dados e relatórios de desempenho prontos. Tudo atualizado em tempo real para otimizar o tempo de trabalho de sua equipe para que o time foque apenas nas questões estratégicas.
Ou seja, direcione os esforços da equipe de forma assertiva após análises de qualidade feitas de maneira simples.
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