Fazer uma avaliação de desempenho para imobiliárias com regularidade é fundamental.
No cotidiano, é comum ter os olhos mais voltados para operações e deixar a gestão de lado. No entanto, sem saber como andam seus dados e seu desempenho fica impossível medir seu sucesso e como tornar seu negócio escalável.
Somente a partir de muito estudo e análise o gestor consegue otimizar ações e melhorar a performance de estratégias de marketing baseado em mensuração de resultados. Sendo assim, mapear os processos de vendas para imobiliárias é analisar o que tem funcionado e o que precisa ser feito para alavancar o posicionamento do negócio.
Quer descobrir por que a avaliação de desempenho deve fazer parte da sua rotina e quais são as métricas e os indicadores que impactam o ciclo de vendas até o sucesso?
Por que avaliar o desempenho de processos de uma imobiliária regularmente?
A importância de uma gestão focada na análise de desempenho está diretamente ligada ao sucesso da imobiliária, às oportunidades de crescimento e à otimização de processos internos. Além disso, é a partir daí que os gestores necessitam de “termômetros” para a tomada de decisão certeira.
Logo, analisar como a imobiliária atua no mercado a partir do acompanhamento de indicadores é a maneira mais eficaz de identificar pontos de melhoria. Afinal, ninguém quer um negócio estagnado enquanto os concorrentes seguem em crescimento, não é?
Quais são os ganhos que uma imobiliária tem com essa análise?
Não se baseie apenas em expectativas ou métricas de vaidade. Analise os números e os dados.
São essas estatísticas, encontradas a partir da avaliação de desempenho nas imobiliárias frequentemente, que permitem direcionar a empresa rumo ao crescimento do faturamento e a maiores taxas de conversão, por exemplo.
Assim, calcular e gerenciar os KPIs é fundamental para as lideranças empresariais e para a equipe como um todo. Dessa forma, realize a avaliação de desempenho e monitore a performance, além de outros aspectos importantes da rotina de trabalho.
Passo a passo: como fazer avaliação de desempenho da sua imobiliária
O ponto de partida é ter um pensamento estratégico. Tenha metas definidas, controle organizacional e operacional e uma visão global sobre o todo do seu negócio.
Para isso, veja a seguir como aplicar esse diagnóstico da atuação imobiliária e acompanhe quais são os desafios para captar leads, gerir equipes e melhorar o processo de vendas.
Quantidade de vendas
Analise a quantidade de negócios fechados pelos corretores por meio de relatórios, observando a produtividade da equipe e as dificuldades enfrentadas da atração do cliente até as vendas.
Assim, é possível saber o real desempenho de cada colaborador no fechamento da venda ou locação e ver claramente os resultados da imobiliária. A partir dos indicadores de performance, a gestão do time de vendas traz informações para solucionar os problemas identificados.
Quantidade de visitas
Essa é outra métrica que analisa a realidade do negócio. Faça o levantamento de quantas visitas os corretores fizeram e descubra se os resultados são satisfatórios ou insatisfatórios no processo de vendas das imobiliárias.
Além disso, essa mensuração identifica dificuldades no momento do atendimento e vê as possibilidades de otimização do tempo de cada corretor no relacionamento com os clientes.
Número de propostas
Outro fator de destaque para avaliação de desempenho é o número de propostas. Faça um levantamento de quantas são feitas e relacione com a quantidade de negócios fechados pelos corretores.
Assim, você tem acesso aos números referentes à conversão. Veja se está bom ou ruim e se há espaço para mudanças. Se a resposta for “sim”, o melhor é traçar um plano de ação para imobiliárias que precisam passar por melhorias.
Conversão de leads
A base de leads precisa conter informações detalhadas sobre o perfil dos visitantes que se tornaram clientes ou estão se encaminhando para fechar negócio. Dessa forma, a equipe alinha a carteira de imóveis e as ofertas a partir dos dados analisados, observando se a base está aumentando ou diminuindo e como andam as taxas de conversão.
Por isso, a avaliação de desempenho em diversos quesitos é fundamental para a melhoria contínua da imobiliária.
Quantidade de captações de imóveis
A oferta de imóveis também deve estar alinhada ao perfil dos clientes. Ou seja, precisa ser baseada na qualidade das captações feitas e ter opções que atendam a necessidades diversas.
Analise quantos novos empreendimentos a equipe consegue captar, controlando a produtividade e a capacidade de avaliação no investimento em imóveis dos corretores.
Todos esses fatores juntos são importantes no balanço final na hora de avaliar o desempenho da imobiliária e observar os resultados de determinado período.
Principais indicadores para a avaliação de desempenho de imobiliárias
Agora é hora de aprender a identificar os principais indicadores de desempenho no mercado imobiliário e entender a importância dessas métricas para otimizar as vendas. São justamente esses indicadores que oferecem uma visão clara e ajudam a superar os desafios no cenário competitivo com altas projeções após a pandemia.
Então, confira quais são esses indicadores e aprenda a fazer a avaliação de desempenho de forma eficiente e frequente:
Ticket médio
O ticket médio é um indicador importante para saber, em média, quanto o corretor gera de receita para a empresa. O cálculo dessa métrica é a relação entre o valor total de empreendimentos em um determinado período, mas também pode ser calculado de acordo com os resultados da equipe inteira.
O período definido é de escolha do gestor imobiliário, sendo semanal, mensal, semestral ou até mesmo anual.
Taxa de conversão
Da mesma forma que o ticket médio, a taxa de conversão mede a performance da imobiliária. Ela quantifica quantas pessoas realmente compraram e avalia o desempenho da equipe.
Por meio dessa análise, é possível observar se as estratégias de marketing e atendimento trazem novas oportunidades de vendas.
Para isso, considere principalmente o número de contatos que se tornam compradores. A conversão em vendas é uma métrica diretamente ligada ao lucro e ao desempenho da imobiliária.
Churn rate
Já o churn rate é a taxa de perda de clientes. É um ponto importante de análise para repensar o que não deu certo na sua estratégia.
Monitore se há um grande número de clientes deixando locações e divida essa quantidade de rescisões de contratos pelos que permanecem ativos durante o mês (ou no período que achar necessário).
Sempre acompanhe essa métrica para avaliar como está a retenção de carteira da imobiliária.
Tempo de fechamento de venda
Essa avaliação de desempenho na imobiliária revela em quanto tempo os corretores fecham uma venda.
Para calcular esse indicador, saiba a média do tempo total gasto pelo corretor apresentando os imóveis em visitas e o número de vendas efetivadas. Analise se esse período é longo e identifique gargalos nas negociações, sendo importante para medir a eficiência.
Conte com ferramentas de automação para analisar desempenho de processos e funcionários
Após determinar quais métricas e indicadores são essenciais na avaliação de desempenho na sua imobiliária, encontre soluções para acompanhar essas demandas de forma automatizada.
Um software de gestão para imobiliárias potencializa esse controle, monitorando os dados registrados em uma única plataforma, facilitando a rotina das equipes e não deixando escapar oportunidades.
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