A busca por tecnologias que possam automatizar e otimizar as rotinas das empresas cresceram muito nos últimos dois anos, um exemplo clássico foi a assinatura eletrônica para imobiliária.
É muito comum que nesse ramo existam desistências no meio do processo. O fechamento do negócio pode levar dias para acontecer, além de exigir muitas idas e vindas, deixando uma margem de tempo para que o cliente desista. Então, quanto mais rápido e eficiente seu processo for, menos tempo seu cliente terá para mudar de ideia.
A verdade é que com o consumidor cada vez mais presente no ambiente digital, colaboradores em home office, consultores externos, tempo escasso, muitas imobiliárias sentiram a necessidade de agregar a agilidade e a conveniência proporcionada pelo digital em suas rotinas.
Mas de que forma a assinatura eletrônica para imobiliária agregaria as atividades que, aparentemente, são tão tradicionais? É possível deixar esse processo mais rápido e a gestão mais eficiente? Se sua dúvida é esta, você está no lugar certo. Vamos te contar agora!
O que é uma assinatura eletrônica para imobiliária?
A assinatura eletrônica engloba todos os tipos de assinaturas realizadas no ambiente virtual.
De acordo com a lei nº 14.063 a assinatura eletrônica corresponde a “dados em formato eletrônico que se ligam ou estão logicamente associados a outros dados em formato eletrônico e que são utilizados pelo signatário para assinar” enquanto a assinatura digital utiliza o certificado digital, que é um “atestado eletrônico que associa os dados de validação da assinatura eletrônica a uma pessoa natural ou jurídica”
Ou seja, englobam um conjunto de evidências que comprovam a autenticidade do signatário.
Sendo assim, a assinatura eletrônica para imobiliária consiste no ato de assinar qualquer tipo de documento (acordo de aluguel, termos de vistorias, propostas, entre outros) através do meio digital, seja com token – via Whatsapp ou e-mail – ou certificado digital.
Quais os tipos de assinaturas mais utilizadas nas imobiliárias?
Existem três tipos de assinaturas, no entanto as mais utilizadas são:
Assinatura eletrônica simples – é aquela que se dá de forma simplificada. O signatário é identificado e a comprovação da sua assinatura é associada a outros dados, também eletrônicos, que comprovam que o signatário assinou o documento. São eles: data, hora, IP, código de segurança, token, e-mail, CPF.
Apesar de ser mais simples, esse tipo de assinatura também exige níveis de segurança para que a integridade e autenticidade dos dados sejam garantidos, seguindo sempre os princípios de boa-fé objetiva, transparência e informação.
Assinatura eletrônica qualificada – esse tipo de assinatura utiliza a criptografia e necessita de um certificado digital reconhecido pela Infraestrutura de Chaves Públicas – ICP Brasil para comprovar a identidade do signatário. É indicado para documentos que possuem um risco maior, por serem mais robustos.
Elas possuem validade jurídica?
Já te adiantamos que sim, a assinatura eletrônica possui validade jurídica. Existem alguns pontos a serem considerados, vamos conferir?
O primeiro é que a Medida Provisória MP 2200-2 de 2001, instituiu a infra-estrutura de chaves públicas brasileiras ICP-Brasil para que ela garantisse a autenticidade, a integridade e a validade jurídica dos documentos realizados em forma eletrônica.
O segundo é que o disposto nesta mesma Medida Provisória não se opõe à utilização de outro meio que comprove a autoria e integridade de documentos em forma eletrônica, inclusive os que utilizem certificados não emitidos pela ICP-Brasil, desde que ambas as partes estejam de acordo.
O terceiro é que, de acordo com o art 411 do Código de Processo Civil, o documento considera-se autêntico quando: “…a autoria estiver identificada por qualquer outro meio legal de certificação, inclusive eletrônico, nos termos da lei; não houver impugnação da parte contra quem foi produzido o documento”.
Ou seja, esse tipo de assinatura perante a lei é considerado válido juridicamente. Qualquer tipo de documento pode ser assinado de forma eletrônica, desde que não possua formalidade própria e que ambas as partes estejam de acordo.
Benefícios da assinatura eletrônica para imobiliária
Diante de tantos avanços tecnológicos não poderíamos continuar com as assinaturas em documentos de forma tão engessada e burocrática quanto as tradicionais, não é mesmo? A adesão das assinaturas eletrônicas vem ganhando força em qualquer tipo de negociação, gerando impactos positivos nos diversos tipos de empreendimentos imobiliários.
Tempo e deslocamento são umas das principais barreiras para se concluir uma transação comercial. No entanto, com as assinaturas eletrônicas esse problema é eliminado, podendo um contrato ser assinado no mínimo 5x mais rápido, de qualquer lugar do mundo e de qualquer dispositivo conectado à internet, seja via WhatsApp ou e-mail, com ou sem certificado digital.
Seu cliente não precisa mais perder tempo se deslocando até a sua imobiliária. O fluxo contratual tende a ser mais rápido e eficiente.
Se sua imobiliária quer avançar no digital, o software de assinatura eletrônica é um ótimo aliado. Esqueça as impressões, envios de documentos por motoboys, cartórios e salas lotadas de arquivos. Chega de dor de cabeça!
Confira mais alguns benefícios da plataforma de assinatura eletrônica para imobiliária:
- Agilidade
- Otimização do tempo
- Redução dos custos
- Negócios fechados em menos tempo
- Mais vantagem competitiva
- Criação de modelos de documentos
- Verificação de quem visualizou e não assinou
- Envio de lembretes para assinatura
- Armazenamento na nuvem
- Mais segurança
- Gestão de contratos
- Integração via API
- Validade jurídica
- Melhorar a experiência do cliente
Agora que você já está por dentro dos benefícios, confira como aderir a assinatura eletrônica para imobiliária.
Assinatura eletrônica para imobiliária: como aderir?
Para aderir a assinatura digital em sua imobiliária, basta seguir os passos:
Crie uma conta gratuita na plataforma Contratos Digitais. Preencha todos os campos e cadastre-se!
Verifique em seu e-mail a senha enviada e faça login. Caso não receba o e-mail, basta clicar em “esqueceu a senha?”
Agora é só começar a enviar seus documentos e assinar eletronicamente.
Na própria plataforma você pode criar formulários e modelos de documentos que facilitarão o dia a dia. Também é possível importar listas de contatos por grupos e restringir o acesso às pastas.
A Contratos Digitais registra uma série de eventos conhecidos como logs que capturam evidências tecnológicas em cada passo realizado pelo usuário. Essas evidências são vinculadas ao endereço de e-mail, IP, data, hora, entre outras.
Além disso, com a tecnologia HASH é possível garantir a integridade do documento eletrônico e de que não houve alteração no mesmo.
Contratos Digitais e VistaSoft
A Vista Software vem colaborando com o dia a dia do mercado imobiliário, agregando o melhor da tecnologia a fim de modernizar a gestão das imobiliárias e potencializar os resultados de seus clientes e parceiros.
Com o CRM imobiliário sua empresa terá um série de benefícios como:
- Melhorar o relacionamento com os clientes
- Visualizar todas as etapas do funil que o lead está percorrendo, permitindo desenvolver estratégias específicas com base em cada fase
- Automatizar os processos
- Potencializar os resultados
- Entre outros
Se você já utiliza o CRM da Vista, irá encontrar tudo o que precisa em um só lugar: CRM Imobiliário integrado à plataforma de assinatura eletrônica Contratos Digitais.
Através do seu marketplace, cadastre-se para testar por 30 dias a plataforma de assinaturas eletrônicas e enviar até 50 documentos gratuitamente.
Deixe o seu processo mais rápido e eficiente!
Conheça a Vista Software
A Vista Software é uma empresa de base tecnológica sediada em Florianópolis/SC que há mais de 20 anos vem trabalhando para oferecer as melhores soluções em aplicativos, CRM, sites e integração com portais e ferramentas a imobiliárias, incorporadoras e corretores.
A empresa cresceu licenciando softwares para as maiores imobiliárias do país e aplicando tecnologia e inteligência comercial para ajudá-las a crescer em alta velocidade.
Atualmente, a Vista está presente em mais de 20 estados do Brasil, tem em sua carteira pouco mais de 1.000 clientes nacionais e internacionais (na Argentina e em Angola, por exemplo) e conta com mais de 18.000 usuários ativos mensais.
Sua imobiliária está preparada para modernizar os negócios por meio da tecnologia? Consulte os nossos planos e preços agora mesmo ou faça o teste gratuito do Vista CRM .
Ficou com alguma dúvida sobre os nossos serviços? Entre em contato com o nosso atendimento clicando aqui.