Formar um time de vendas de sucesso para a sua imobiliária é fundamental diante de um mercado tão competitivo. Mas quais são as habilidades mais importantes para os profissionais dessa área? Como preparar as equipes para chegar aos melhores resultados?
Para ajudar você nessa tarefa, preparamos este artigo que detalha os principais skills que precisam ser desenvolvidos por quem atua nesse setor. Ainda explicamos de que maneira a sua imobiliária pode contribuir para aprimorar a performance da área de vendas. Você ainda vai ver como dá para avaliar o rendimento do seu time. Confira!
Como é a equipe ideal para um time de vendas de sucesso?
Se você já jogou ou assistiu a uma partida de xadrez, sabe que cada peça tem uma função para se movimentar no jogo. Do mesmo modo, em uma imobiliária, cada integrante do time de vendas apresenta responsabilidades. Assim, todos podem atuar em conjunto e se manter alinhados em torno dos objetivos da empresa.
Conheça adiante quais são os profissionais que integram esse “tabuleiro” das vendas e as atribuições que eles exercem.
Setor de gestão
A começar pela área de gestão, esse setor é fundamental para que a sua imobiliária obtenha a padronização de processos. Nessa perspectiva, os profissionais de gestão atuam para identificar e ordenar os processos. Além do mais, os gestores definem o que é mais importante para a estratégia do seu negócio e direcionam as melhores práticas.
Equipe de corretores
Os corretores também têm um papel central no seu time de vendas. Afinal, esses profissionais executam diversas funções em uma imobiliária, desde a captação de imóveis até o relacionamento com o cliente.
Os corretores ainda precisam atualizar frequentemente o conhecimento sobre o mercado imobiliário, entender a negociação de imóveis e se informar sobre as documentações necessárias para os contratos de compra e venda, por exemplo.
Profissionais de marketing
Depois, é importante destacar as atribuições dos profissionais de marketing. Essa parcela da equipe pode definir personas e elaborar métodos para a qualificação de leads do seu negócio. Os profissionais ainda podem criar uma estratégia de conteúdo a fim de ampliar o alcance da sua imobiliária e promover maior aproximação com o seu público-alvo.
Quais são as principais habilidades que devo buscar nos profissionais do time de vendas?
Além do conhecimento técnico de cada uma das profissões citadas, é importante que o time se empenhe em construir:
- bom relacionamento
- perfil analítico
- adaptabilidade para encarar os desafios
Veja mais detalhes a seguir.
Conhecimento técnico
É interessante investir em profissionais motivados a buscar, de forma constante, conhecimento na área em que atuam. Assim, eles podem contribuir com habilidades técnicas para solucionar problemas e propor soluções inovadoras. Por isso, procure funcionários especializados em marketing, gestão e intermediação imobiliária.
Bom relacionamento
Depois é bom buscar profissionais que mantenham um bom relacionamento, tanto no próprio setor quanto em outras áreas da empresa. Nesse quesito, as equipes precisam manter o fluxo de comunicação e apresentar uma visão ampla da estrutura organizacional para melhorar a integração de todo o time.
Perfil analítico
De outro modo, quem faz parte da equipe de vendas também precisa desenvolver um perfil analítico. Isso quer dizer que os profissionais devem ser estimulados a se basear em dados para tomar decisões. Também é importante que se voltem para a resolução de questões e sejam capazes de entregar resultados com rapidez.
Adaptabilidade
Um profissional que demonstra adaptabilidade também é interessante para a equipe de vendas da sua imobiliária, que pode ter a necessidade de enfrentar mudanças, seja para se adaptar a uma nova tecnologia, seja para lidar com alterações do mercado.
Como devo preparar meu time de vendas para ter bons resultados?
As dicas que separamos a seguir são capazes de auxiliar as equipes de vendas a alcançar as suas metas e contribuir para que a sua imobiliária se desenvolva cada vez mais. Veja algumas dessas sugestões.
Crie um playbook de vendas
A primeira recomendação é elaborar um playbook de vendas. Esse recurso funciona como um guia para orientar o seu time em torno dos parâmetros da imobiliária, a fim de aumentar a produtividade e manter o alcance dos objetivos.
Estabeleça metas realistas
Definir metas realistas contribui para viabilizar a execução das tarefas na sua empresa. Dessa forma, as imobiliárias devem avaliar bem o mercado e propor objetivos mensuráveis, que sejam condizentes com a situação do setor.
Realize treinamentos
A realização de treinamentos é mais um ponto que impulsiona a competitividade da sua organização. Você pode identificar os gargalos da sua empresa e buscar treinamentos específicos para solucioná-los. Desse modo, os corretores podem conhecer técnicas de persuasão e aprender a melhorar o relacionamento com os clientes, por exemplo.
Ofereça recompensas
Estabelecer uma política de recompensas também pode ser interessante para o seu time. É possível incentivar os profissionais com bônus no batimento de metas em relação à captação e à venda de imóveis.
Como saber se meu time de vendas está tendo sucesso em suas funções?
A análise de dados ajuda a ter insights importantes sobre o desempenho da sua equipe de vendas. Isso pode acontecer por meio do uso de ferramentas como o ranking de corretores, do Vista CRM, que detalharemos a seguir.
Acesse o ranking de corretores
As imobiliárias que usam o software Vista CRM podem ter acesso ao ranking de desempenho dos corretores para acompanhar a performance individual e em conjunto. Assim, os gestores ganham um suporte para tomar decisões e otimizar os resultados.
Faça a análise de resultados (KPIs)
A análise de indicadores-chave de desempenho (KPIs) auxilia a enxergar quais são as estratégias que estão dando certo e quais podem melhorar na sua imobiliária. É possível acompanhar números KPIs, como o ticket médio, que relaciona o faturamento e a quantidade de clientes.
Dê feedbacks frequentemente
Outra maneira de entender a performance do seu time de vendas é a realização de feedbacks constantes. Nesse sentido, os líderes podem não apenas dar retornos sobre falhas no processo de vendas como também exercer a escuta ativa para saber se há pontos que a empresa necessita aprimorar.
Conheça o Vista CRM
O Vista CRM é uma plataforma de gestão imobiliária para que a sua empresa consiga gerenciar todos os seus contatos e o seu catálogo de imóveis, de forma prática e ágil. Ao usar a nossa tecnologia, a sua imobiliária pode contar com um dashboard que mostra as informações mais importantes.
Assim, a sua empresa tem a possibilidade de tomar decisões assertivas em sua rotina. Além do mais, por meio da ferramenta, é possível ter acesso às etapas do funil de vendas em que todos os seus clientes se encontram a fim de definir as melhores estratégias para fechar negócios.
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