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5 dicas para aumentar e gerir melhor a sua carteira de clientes

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Leia neste artigo

Um profissional completo deve entender não apenas do produto que vende, mas também de como a tecnologia é aplicada no seu ramo de atuação, os aplicativos mais úteis e, claro, as tendências do seu mercado. Essa regra não muda para os corretores de imóveis. Não basta ter imóveis e clientes cadastrados em uma planilha: você deve gerir realmente bem a sua carteira de clientes e também os produtos disponíveis para venda.

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos aqui algumas dicas valiosas para que seu trabalho possa ser melhor conduzido:

Conheça seu cliente

Não basta ter um cadastro com as informações básicas sobre um cliente e saber que ele tem interesse em um determinado apartamento ou imóvel para fins comerciais. O corretor deve realmente conhecer o seu cliente, suas dores e a sua real necessidade. Ele quer comprar um apartamento, mas qual o tamanho ideal? Esse cliente tem filhos ou animais de estimação? É jovem ou mais velho? Em qual a região da cidade ele pretende morar? Quer um apartamento com sacada ou espaço giardino?

Informações como essas permitem que o corretor, ao receber algum produto, encaminhe informações aos clientes certos, evitando o envio de sugestões desinteressantes para outras pessoas.

Planeje o aumento da sua carteira de clientes

Não basta entregar formulários nas mãos de todos que aparecerem e achar que, com isso, sua carteira de clientes aumentou. Talvez você já saiba que quantidade não é sinônimo de qualidade, não é mesmo? Para ser um corretor bem-sucedido, você deve criar o hábito de analisar a forma como a abordagem será feita e até mesmo se o preenchimento de uma ficha cadastral é a melhor alternativa para inserir o cliente em seu sistema.

Procure conversar bastante com ele, a fim de saber detalhadamente do que ele precisa. Alimente o seu sistema com as informações necessárias, para que a abordagem não se torne desgastante e corriqueira.

Invista em softwares de gestão

Os softwares CRM (Customer Relatioship Management) são perfeitos aliados para a gestão de clientes. Ajudam o corretor a gerenciar contatos, interesses e evolução de negociações com seus clientes. O ideal é escolher um que tenha ferramentas como chat, agenda e uma interface simplificada.

Estabeleça parcerias

Parceiros de negócios são ótimos para nos auxiliar na divulgação de nosso trabalho. Busque alianças com o intuito de trocar experiências, sugerindo o trabalho de outras empresas e, em troca, vendo seu trabalho ser divulgado também.

Não permita que seus clientes caiam no esquecimento

Procure manter contato com seus clientes, tanto os que já fecharam negócios quanto os que desistiram da compra pelo motivo que for. Além dos e-mails e contatos telefônicos, as redes sociais são ótimos caminhos para manter esse relacionamento.

O trabalho de pós-venda é importante para que se estabeleça um vínculo duradouro com ele, possibilitando indicações de novos clientes e até mesmo para termos certeza de que o comprador está satisfeito com o negócio fechado.

Quanto aos clientes que não concluíram a compra, procure entrar em contato para saber se ainda têm interesse na compra de algum imóvel. Ofereça novas opções e deixe claro que ainda está à disposição para auxiliar no que for necessário.

Percebe-se então que, não basta uma planilha gigantesca com dados pessoais, e-mail e telefones de clientes. É preciso estreitar essa relação para que cada um deles se sinta seguro e confie em você para concluir uma compra.

Não deixe que ele pense que é só um nome na sua carteira de clientes: um relacionamento próximo é fundamental para conhecer suas necessidades e oferecer imóveis que realmente tenham a ver com o que ele procura. Quando ele perceber que você faz isso, vai valorizar o seu trabalho e também entrar em contato para saber o que há de novo!

Gostou de saber como gerir melhor sua carteira de clientes? Tem mais alguma dica desse tipo para compartilhar com a gente? Deixe o seu comentário aqui embaixo!

 

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